Sobre nosso novo jogo: Ferrovias de São Paulo !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Tabuleiro do Jogo !
Todas as imagens postadas são provisórias e muitas delas já foram modificadas e ainda poderão ser alteradas até a disponibilização dos arquivos finais.
Em breve, o Clube do Tabuleiro de Campinas estará disponibilizando gratuitamente os arquivos do Jogo “Ferrovias de São Paulo”.
Este jogo está em fase final de testes e estamos verificando se os valores colocados no jogo estão dentro de um equilíbrio.
“Ferrovias de São Paulo” está sendo criado para lembrarmos um pouco dos bons tempos, quando as Ferrovias cortavam o Estado de São Paulo.
Frente: Cartas de Cidades !

Verso: Cartas de Cidades !
Foram colocadas no jogo 8 Companhias Ferroviárias:
– Cia Mogiana de Estradas de Ferro
– Cia Paulista
– Central do Brasil
– Araraquara
– Estrada de Ferro São Paulo – Minas Gerais
– São Paulo Railway
– Noroeste do Brasil
– Sorocabana
Em resumo, o jogo se encaixa na Categoria “Econômico“, sendo que cada jogador terá um valor inicial, e com este valor em mãos, terá que comprar e vender produtos, comprar e vender carvão, comprar e vender Ações das Companhias e Mineradoras, melhorar suas locomotivas e negociar produtos.
Cada jogador, à sua vez, terá 5 ações livres dentre 10 opções disponíveis. Com isso, poderá realizar as ações que achar necessário, bem como deixar de realizá-las ou mesmo repetí-las, desde que fique dentro das 5 disponíveis.
Frente: Carta de Barcos !

Verso: Cartas de Barcos !
Quanto aos produtos, resolvemos não dar nomes à eles, mas simplesmemnte diferenciá-los por cores. Serão 5 produtos (5 cores) com 6 Dados cada cor, totalizando 36 produtos de cada. Este mesmo número serve para a quantidade de Carvão existente no jogo. Uma vez que estes produtos entram de forma aleatória no jogo, dificilmente teremos 36 produtos de uma única cor. Com isso, estabelecemos um valor de mercado, sendo que produtos disponíveis em grande quantidade terão valor de compra e venda menor e produtos disponíveis em pequena quantidade terão valor de compra e venda maior. Estabelecemos que os valores de mercado dos produtos serão ajustados a cada compra. Com isso, teremos um valor real do produto em cada ação dos jogadores.
Quanto ao Carvão, estes são extremamente importantes no jogo, pois suas Locomotivas dependem dele para percorrer trechos longos no Tabuleiro. Cada Locomotiva terá um movimento fixo: L1 =1 espaço, L2 = 2 espaços e L3 = 3 espaços + Quantidade de Carvão gasta. Optamos por deixar cada Carvão com movimento + 2. O movimento das Locomotivas é interessante, pois você somente poderá comprar ou vender produtos, se sua Locomotiva estiver na respectiva cidade onde se encontra estes produtos.
Frente e Verso: Cartas de Locomotivas e Vagões !

Frente e Verso: Cartas de Vagões !
Quanto ao Carvão, existem 2 formas de adquirí-los: A primeira é simplesmente comprá-los do mercado comum, que funciona como o mercado dos produtos. Outra forma é adquirir Ações de Mineradoras. As Mineradoras possuem um valor fixo de extração e quantidade máxima de extração. Com isso, você poderá comprar Carvão optando pelo menor valor (Mercado ou Mineradora). Colocamos no Jogo, Mineradoras de vários tamanhos.
Já as Ações das Companhias, embora não estipulem valor fixo para compra de produtos, darão valores no final da partida (Capital investido + Utilização das Ferrovias)
Embora caros, tanto as Ações das Mineradoras, quanto as Ações das Companhias, entrarão na contagem final de cada jogador, sendo que os jogadores poderão vendê-las durante a partida, se quiserem.
Frente e Verso: Carta de Ações das Mineradoras !
Já o Porto de Santos sempre terá 2 Barcos que receberão uma quantidade de produtos. Estes produtos serão definidos antes do início do jogo e a cada 3 rodadas estes Barcos partirão, sendo substituido por outros 2 Barcos. 
Tanto as cidades, quanto os Barcos que entrarão na partida, sempre estarão com as informações de quais produtos eles aceitam. Com isso, existe possibilidade dos jogadores fazerem uma programação de compra de produtos e transportes até o Porto.  Para cada rodada, colocamos Bônus que os jogadores ganharão ao vender produtos para o Porto.
De uma forma geral, mesmo sendo um jogo “Econômico”, conseguimos colocar alguma regras interessantes como Gestão de Recursos e Movimentação, tanto das Locomotivas dos jogadores, quanto dos Agentes e Negociador pelo Tabuleiro. O Agente de cada jogador e o  Negociador colocamos no jogo para “destravar” algumas situações possíveis que poderão ocorrer durante a partida.
Frente e Verso: Cartas de Empréstimo !
Quanto ao Tema, as Companhias Ferroviáfrias entram no Jogo através das Cartas de Cidades, já que muitas deles eram servidas por uma única Companhia e outras por várias delas, e também pelos trechos entre as Cidades.
Existe um desequilíbrio quanto ao número de cidades de cada Companhia, mas isso não tem efeito algum no Jogo, já que colocamos estas informações nas Cartas de Ações, de qual o risco daquela Companhia sair em alguma cidade.
De uma forma geral, Companhias com muitas cartas de cidades, possuem valor de Ações baixa e Companhias com poucas cidades, possuem valor das Ações alta.
Em resumo, as Companhias não entram de forma direta, mesmo sendo importantes no jogo, mas de forma indireta, pois existe a necessidade das Locomotivas dos Jogadores andarem pelos trechos das diversas cidades.
Cartas de Locomotivas: Jogador Preto e Azul !
Já as cidades, não levamos em consideração as principais de cada Companhia, mas a posição da cidade no Tabuleiro. Com isso, temos uma concentração  muito grande de cidades próximas à São Paulo, sendo que esta concentração vai diminuindo quanto mais nos afastamos da cidade de São Paulo.
Quanto ao controle do dinheiro de cada Jogador, optamos por deixar somente 1 marcador para isso. Desta forma, ao gastar dinheiro, o marcador do jogador recua na Tábua de pontuação (Que na verdade é um Marcador de Valores e Quantidade de produtos) e quando o jogador ganhar dinheiro, o marcador do jogador avança na Tábua de pontuação.
Carta de Jogador e Inicial e Tiles de Carvão e produtos !

Tiles utilizados no Jogo !
Colocamos também o “Empréstimo” que o jogador poderá fazer ao longo da partida. Assim, mesmo em uma situação difícil, é possível o jogador reverter sua situação econômica.
Este será o único post antes do lançamento do jogo, que está previsto para Setembro. Até lá, faremos testes e mais testes para ver se tudo está funcionando direitinho, e se precisamos corrigir regras que possam travar o jogo e valores que possam  estar alto ou baixo.
Agradecemos pela leitura e aguardem maiores informações !
Tiles de produtos !

Tiles de Carvão e Juros (Empréstimo) !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/1DSBjMS
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s