Joga na Colônia

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Pelo título até parece que subimos a serra gaúcha e jogamos tabuleiro regados a vinho e queijo colonial. Mas na verdade o que viu mesa foi Colonial: Europe’s Empires Overseas.



Jogo relativamente recente que apresenta grande parte das características da Era moderna em uma reunião de amigos por cerca de 2 a 3 horas. Era das navegações, descobrimento, comércio, religião e guerras, tempos intensos na história da humanidade e pinceladas de forma brilhante em Colonial.

A Idade Moderna tem como característica a substituição da ideia de Feudos para a consolidação dos países, cada jogador assume uma nação (Portugal, Espanha, França, Grã-Bretanha ou Holanda) e busca por riqueza e prestígio.

Vence o jogo quem chegar a 10 prestígios sem dívidas no banco. Com mecânicas simples e bem encaixadas o jogo flui lentamente no começo, mas no final já se tem o domínio do que deve ser feito. Você tem 6 cartas, cada carta apresenta 2 personagem que executam diferentes ações e sua tarefa é escolher dessas 6, 5 cartas e definir a sequencia de execução dessas ações.

E a sorte? existem dados e eles garantem boas risadas e a fúria de alguns jogadores. Na hora de explorar e desvendar novos territórios a sorte está lançada, mas é minimizada por escolhas estratégicas. O jogo tem a versão básica, o que seria uma versão “família” (só se for a família Bórgia), e a opção assimétrica, onde cada nação tem um início e objetivos diferentes. Essa assimetria deixa o jogo ainda mais histórico e interessantes aos amantes do tema, porém com o ônus de aumentar a complexidade e as nuncias de regras, que já não são poucas.

Belo tabuleiro, ótima interação, imagens e mecânicas super encaixadas com a temática, Colonial: Europe’s Empires Overseas brilha na adaptação da mecânica ao tema, ótimo jogo para apresentar para quem está estudando essa época de tantos eventos históricos e quem sabe refletir do porque de muitas vezes ainda parecermos estar em uma colônia.

Agora um pouco sobre a joga:

Era prometido 8 ou até mais jogadores, mas quanto mais o quorum, mais as desistências, chegado os 5 primeiros e únicos partimos para um Colonial: Europe’s Empires Overseas. De cara Bira’s Rules! ai vc já sabe que irá jogar um jogo totalmente novo, o jogo explicado pelo Bira sempre sai com pelo menos uma variante. Aberto o tabuleiro a pura inveja dos outros disparam: É QUE NEM WAR!


Escolhemos jogar a versão “família Borgia” do jogo, sem assimetrias tendo todas as nações iguais. A maioria dos jogadores focaram em explorar a África, enquanto que Mateus focou no oriente, afinal é descendente de japonês. 


Bill abriu com boas jogadas explorando o ouro africano e criando uma Boom City, a qual denominamos de capital do mundo, no entanto Bira logo tirou de a Boom City dos poderes de Bill e mudou a capital do mundo de lugar, e foi quem mais se beneficiou com ela. Enquanto isso Solon evoluia sem muitos alardes, e Makrakis, bom, Makrakis explorava, pelo menos tentava. Os momentos mais engraçados da partida foram as rolagens de dados do Makrakis, na tentativa de encontrar territórios ricos e prósperos, as frotas portuguesas só encontravam tempestades e escorbuto. Não foram bons ventos para a turma de Cabral.

Chegando ao fim Bira, Mateus e Solon tinham chance de vencer, Bira regrou a economia e financiado pela Boom City colonizou bons locais, Mateus encontrou o caminho das índias e conseguiu pagar suas vultuosas dívidas, Solon foi descobrindo e colonizando regiões pelo mapa e já conseguia enxergar o fim de suas dívidas com o tesouro.

Colonial: Europe’s Empires Overseas: Bill, Bira, Makrakis, Mateus e Solon


Blog de Origem: GameRSPoA
Link: http://ift.tt/1JI91rl
Autor: Kony

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s