RSS

Ten ! – Versão Caseira !

05 mar

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Caixa original do Jogo !
Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !
Este jogo é mais um daqueles completamente desconhecidos, mas que resolvemos fazer nossa Versão Caseira e testá-lo. Trata-se do Jogo Ten !
Componentes originais do Jogo !
Ten foi lançado em 2015 e seus autores são Madoka Kitao e Steffen Mühlhauser. Trata-se de um Jogo para 2 jogadores com tempo estimado entre 15 e 20 minutos.
O Jogo é constituido de 15 Quadrados brancos e 15 Quadrados Pretos, tendo para cada cor:
–  5 Quadrados com valor 1
–  5 Quadrados com valor 2
–  5 Quadrados com valor 3
No início do jogo, aleatoriamente, todos os quadrados deverão ser colocados lado a lado à frente do jogador e virados para cima.
Início da confecção de nossa Versão Caseira !
O objetivo do jogador é colocar os quadrados em Jogo de forma a fazer uma soma de 10 (Exatamente 10), que poderá ser feito ortogonalmente e diagonalmente.
Para isso, os jogadores revezam-se nas jogadas, pegando qualquer uma de suas peças que esteja na extremidade da fila que foi formada no Setup inicial.
Não é permitido o jogador pegar peças que não estejam na extremidade !
Fazendo as marcações dos Quadrados !
Esta peça deverá ser colocada ortogonalmente ao lado de qualquer peça que já esteja em jogo e a partida termina quando o primeiro jogador conseguir fazer com suas peças a soma de 10 (Ortogonalmente ou diagonalmente).
Reparem que o jogo é extremamente simples de ser feito, pois basta 30 quadrados e marcações 1, 2 e 3 e já tem-se o jogo pronto !
Para nossa Versão Caseira, utilizamos Placa de Foamboard 5mm e fizemos as marcações iguais aos do Dominó, nas cores Verde e Rosa.
Fazendo as marcações dos Quadrados !
O que achamos do jogo…
Ten é muito fácil de ser jogado, porém existe durante a partida, a necessidade de uma visão do todo, pois uma bobeira e o jogador adversário coloca a peça no lugar certo e vence a partida.
Existe uma limitação do que fazer, pois somente as peças das extremidades que estão na fila à sua frente, entrarão no jogo, portando, muitas vezes aquele número que você precisa para vencer a partida, simplesmente não está à disposição.
Fazendo as marcações dos Quadrados !
A interação do jogo está no “bloqueio” das possibilidades do adversário, já que cabe aos jogadores não dar chance de colocação de uma peça para que determine um vencedor, bem como um estudo rápido de quais as peças irão entrar no jogo nas próximas vezes que o jogador executar suas ações.
Uma vez que o jogo é aberto, é preciso estar muito atento às possibilidades que vão se abrindo ao longo da partida !
Cortando os Quadrados !
Parece simples demais, mas achamos que os jogadores tem muito mais controle do que fazer, do que, por exemplo, uma partida de Dominó !
É preciso enxergar bem a situação do Tabuleiro que se forma entre os jogadores e quais as peças disponíveis suas e do adversário.
Quadrados cortados !
Pelo pouco que o jogo tem e pela facilidade de confecção, recomendamos fazer uma Versão Caseira (Quadrados de papelão funcionam perfeitamente) e realizar algumas partidas, que são rápidas e nem por isso, desinteressantes !

Aqui temos um Vídeo do Jogo !
Taí mais uma dica !
Componentes de nossa Versão Caseira !

Setup inicial – Versão Caseira !

Jogo em andamento – Versão Caseira !

Jogo em andamento – Versão Caseira !

Jogo em andamento – Versão Caseira !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/1TzdLUc
Autor: Wagner

 
 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: