Procurado: Mosquito da Dengue ! Do Projeto inicial ao Jogo finalizado !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Setup inicial !

Todos os Jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas foram feitos para uso pessoal somente, distribuido gratuitamente aos interessados e também para serem confeccionados artesanalmente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 


O Clube do Tabuleiro de Campinas finalizou seu Projeto do Jogo “Procurado: Mosquito da Dengue”, e os arquivos podem ser baixados gratuitamente no Link abaixo:


Este Jogo já está cadastrado no BoarGameGeek e a página pode ser acessada no Link abaixo:

Nesta postagem, estaremos colocando informações de como criamos o Jogo. Estas informações poderão dar ideias e ajudar todos aqueles que criam Jogos, principalmente os “Print-play“.

Componentes do Jogo !

O Projeto !

Lembrávamos então de um Jogo lançado por uma Marca de Manteiga/Margarina por volta da Década de 80, onde você precisava juntar “selos” que vinham nos Potes e trocá-los em Banca de Revista por Jogos impressos em Papel. Para Jogar era preciso utilizar a Tampa do referido Pote, em que era colado um Disco com desenhos do Jogo. Esta Tampa então era colocada no Tabuleiro do Jogo de forma a permitir o giro do mesmo.
Lembramos de 2 Jogos: 1 de Basquete e outro de Batalha espacial. Mas era realmente algo muito simples, pois rolava-se o Dado D6 e girava o Disco o número de “passos”. No Jogo de Basquete, caso seu Jogador com a Bola que estava representado no Disco, coincidisse com a Cesta de Basquete, o Jogador ganharia Pontos. Já no Jogo de Nave Espacial, caso a sua Nave coincidisse com a Nave de outro Jogador, também ganharia Pontos. Tanto no Jogo de Basquete, quanto no Jogo de Batalha espacial, havia desenhos dos 2 Jogadores.

Tabuleiro do Jogo !

O Projeto era realmente muito simples e ainda lamentamos que mesmo com o Marketing pesado que as Empresas investem hoje em dia, esse Projeto nunca mais foi colocado em prática. Talvez pela época, onde nossos meios de diversão eram escassos e tínhamos realmente poucas opções de diversão eletrônica ou mesmo de Jogos mais conhecidos e interessantes para serem comprados em Lojas.
Talvez tenha sido o único Projeto em que se pensou na reutilização de Material, já que era preciso o uso da Tampa do Pote de Manteiga/Margarina e me pego na lembrança que procurava em Lixo os Potes para recortar os “selos” e trocá-los pelos Jogos.

Ficha de controle da quantidade de Mosquitos no Jogo !

“Procurado: Mosquito da Dengue !” nasceu desta ideia de Reutilização de Materiais e, à princípio, pensamos em fazer um Jogo de Batalha Alienigena, que alías, estamos desenvolvendo ainda.
Como a ansiedade é algo preocupante, decidimos fazer algo rápido para testar se realmente funciona e se vale à pena fazer algo mais complexo, utilizando a mesma mecânica das Tampas de Manteiga/Margarina utilizada lá na Década de 80, incorporando, é claro, mais complexidade e deixando o Jogo mais interessante para aqueles que irão confeccioná-lo.

Resumo das combinações de símbolos dos Discos !

Este Jogo foi desenvolvido muito rápido. Em 1 semana estávamos com o Jogo finalizado e o mais importante de tudo é que conseguimos novamente colocar o Tema “Dengue” no Jogo. Gostamos deste Tema, pois há interesse de muitas pessoas no Combate ao Mosquito Aedes aegypti. Utilizar o Jogo com o Tema é mais uma forma de informar, já que a conscientização de todos, principalmente para eliminação dos Focos do Mosquito, é uma das maiores “frentes” para podermos minimizar este problema.
Fizemos um Jogo Cooperativo com vitória dos Jogadores ou do Mosquito. Escolhemos a Rolagem de Dados D6 para giro dos Discos, porém, deixamos aberto a escolha de quais Dados irão em tais Discos. Além disso, como existem 5 Discos ao todo e apenas 3 Dados D6, sempre 2 Discos ficarão sem Ações cada vez que um Jogador estiver em ação (Jogador ativo).

Discos dos Jogadores e do Mosquito !

Definimos Regras específicas para escolhas dos Discos, sendo que 1 Dado D6 irá para o Mosquito, 1 Dado D6 para o Disco do Jogador ativo e o último Dado D6 deixando aberto para o Jogador ativo escolher em qual outro Disco irá posicioná-lo.
O Jogo consiste nos Jogadores tentando eliminar todos os Mosquitos do Jogo ou todos os Focos do Mosquito. Já o Mosquito tem como objetivo, “picar” todos os membros de uma Família, que faz com que este Membro vá para o Hospital. Neste caso, se todos os Membros de uma Família estiverem no Hospital o Mosquito vence todos os Jogadores. Outra condição de vitória do Mosquito é se todos os Mosquitos entrarem no Jogo.

Tiles de Focos do Mosquito !

Durante a partida, com o Giro dos Discos, haverá coincidencia de alguns símbolos que colocamos, tanto no Disco do Mosquito, nos Discos dos Jogadores e no Tabuleiro. Os símbolos do Tabuleiro são úteis apenas para o Mosquito. Os demais podem ser úteis ou não, tanto para o Mosquito, quanto para os Jogadores.

Para cada par de símbolos, fizemos Ações, que o Jogador ativo deverá executar no final de sua Ação de colocar os Dados D6 nos Discos e girá-los o número de “passos” indicados pelo Dado D6. Estas Ações podem beneficiar ou prejudicar, tanto o Jogador, quanto o Mosquito. Com isso, a escolha de quais Dados D6 deverão ir para cada Disco é extremamente importante. Existem algumas combinações de símbolos que não possuem Ações alguma. Fizemos um Resumo para cada Jogador de todas as combinações e suas consequentes Ações.

Tile de Jogador inicial !

Para que o Jogo não ficasse arrastado demais, decidimos estipular um número de Rodadas e fixamos em 12, porém, caberá aos Jogadores decidirem se diminuem ou não este número de rodadas, sendo que quanto menor o número de Rodadas, mais complicado será para os Jogadores vencerem o Mosquito.
Decidimos também colocar 3 Níveis de dificuldade do Jogo para os Jogadores, sendo Fácil, Médio e Difícil. Para isso, existe a entrada de mais ou menos Mosquitos no Jogo.

Tiles de Membros das Famílias !

O que achamos do Jogo !
Gostamos do Projeto como ideia, mecânica e Tema. Mesmo para um Jogo com poucos componentes, conseguimos colocar quase todos os aspectos relacionados ao Tema “Dengue“, ficando de fora apenas o Agente de Saúde, que à princípio entraria no Jogo, mas que decidimos deixá-lo de fora.
Ter o Jogo à mesa, com todos os 10 Focos é uma boa forma de informar como eliminá-los, mesmo estes Focos tendo importância apenas pela quantidade e não pelo Tipo de Foco especificamente. Mas isso poderá ser discutido, por exemplo, no final da partida, com a informação de quais Focos foram eliminados. Como eliminá-los, poderá ser uma discussão “extra-jogo“, fechando assim as informações sobre o Tema.

Tiles de Mosquitos !

A grande dificuldade que encontramos no Projeto foi quanto às Tampas utilizadas, pois existem várias Marcas no mercado e muitas são diferentes em diâmetro. Isso é um grande problema, pois fizemos o Tabuleiro do Jogo em função de uma Tampa específica da Marca Aviação, cujo diâmetro máximo é 10,8 cm. Estas Tampas, possuem uma pequena curvatura na base e para fora e é esta parte que deverá ficar debaixo do Tabuleiro, permitindo o giro, sem que ela se solte. Para aqueles que irão fazer o Jogo, muito cuidado com este detalhe !

Aqui nesta postagem, colocamos mais detalhes sobre como fizemos o Tabuleiro do Jogo:

http://ift.tt/2bNgsiq

Para nossa Versão, imprimimos os Componentes em papel Couchê 170g, colocamos Contact e depois cortamos todas as peças.


Setup inicial !

Para o Tabuleiro, simplesmente colocamos Contact Frente e Verso. Para os demais componentes, colamos em Placa de acetato 1mm branca que tínhamos disponível por aqui. Os Dados D6, fizemos de espuma com marcações feitas com Caneta permanente.

Esperamos que o Jogo seja do agrado de todos e em breve estaremos disponibilizando gratuitamente os arquivos do Jogo “Batalha Alienígena” que ainda estamos criando, mas que não fugirá muito da mecânica utilizada neste Jogo. Acrescentaremos apenas Cartas para deixar o Jogo com mais opções aos Jogadores ! 


Setup inicial !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2bvQNx0
Autor: Wagner

Deixe um comentário