3 sind eine zu vuel!

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

3S-sint

Sinopse:

3 sind eine zu vuel! é um jogo de cartas onde o objetivo é conseguir juntar 1 ou 2 cartas da mesma cor. No fim do jogo cada conjunto com 1 ou 2 cartas de uma cor valerão 1 ou 2 pontos respetivamente. Se colecionar 3 cartas da mesma cor essa cor é considerada como pontos negativos no final do jogo (-3 pontos). Vence quem tiver mais pontos!

Como se joga:

⇒ Setup

Colocam-se as cartas iniciais (0 / 30 / 60) num dos lados da mesa, formando três filas.

As cartas coloridas estão numeradas de 1 a 89 em sete cores diferentes num total de 12 cartas por cor. Há ainda três cartas cinza (15 / 45 / 75) que também se juntam ao baralho das cartas coloridas no entanto têm um dinâmica diferente que se explica mais adiante.

Desse baralho biscam-se aleatoriamente 3 cartas e colocam-se à frente das cartas iniciais adequadas, ou seja, se for o número 34, por exemplo, a carta coloca-se à frente da carta inicial 30; se por exemplo a carta for um 81, coloca-se em frente da carta inicial 60.

Baralham-se as cartas coloridas sobrantes e distribuem-se 20 a cada jogador. No caso de sobrarem cartas, as restantes são colocadas na caixa.

Os jogadores não olham para as cartas que recebem. Do seu baralho biscam para a mão as 8 cartas do topo.

Por baixo ou por cima das cartas iniciais colocam-se as cartas de bónus intermédio devidamente seriadas por ordem crescente (10 / 7 / 5 / 3). Ao lado destas cartas colocam-se as de bónus final (7-10/ 6-5).

Desenvolvimento do jogo

Começa o jogador mais jovem e depois segue-se no sentido dos ponteiros do relógio.

Na sua vez cada jogador escolhe uma carta da mão e joga-a, colocando-a numa das três filas (0 / 30 / 60). A colocação da carta é feita sempre de forma a que as cartas fiquem por ordem crescente, ou seja, pode ser necessário fazer deslizar cartas para poder encaixar a carta jogada, isso só não acontece se a carta jogada tiver o maior valor dessa fila!

3S-1

Cada fila apenas pode ter 4 cartas, incluindo a carta inicial, se alguém jogar a 5ª carta nessa fila tem de recolher cartas, observando as seguintes regras:

  • Se a 5ª carta for a de maior valor da fila (28 no exemplo da imagem), o jogador recolhe a primeira carta dessa fila (a 10 no exemplo da imagem);

3S-2

  • Se a 5ª carta não for a de maior valor da fila (a 37 no exemplo da imagem), o jogador recolhe todas as cartas de valor superior a essa carta (a 40, 46 e 57 no exemplo da imagem).

3S-3

Nota: As cartas cinza (15 / 45 / 75) sempre que recolhidas por um jogador são retiradas de jogo pois não são alocadas a cor nenhuma!

As cartas recolhidas são colocadas à frente do jogador que as recolheu seriadas por cor. Podem acumular-se apenas 2 cartas por cada cor!

Quando um jogador recolhe 3ª carta de uma determinada cor, viram-se as três cartas dessa cor para o seu verso e no fim do jogo estas valerão 3 pontos negativos. No exemplo da imagem de baixo o jogador recolher a 3ª carta verde, logo virou as três cartas verde para o seu verso.

3S-4

Se entretanto o jogador receber uma 4ª carta nessa cor, coloca-a sobre as 3 viradas e começa a colecionar essa cor como se fosse a 1ª carta.

3S-5

Se no final do seu turno um jogador tiver 7 cartas de cores diferentes tira a carta de bónus intermédio mais valiosa disponível. Cada jogador tem direito a apenas uma carta de bónus intermédio durante todo o jogo!

Antes de passar a vez, o jogador verifica se tem mais de 2 cartas na mão. Se tiver apenas 2 cartas na mão, o jogador bisca 6 cartas do seu baralho para ter de novo 8 cartas na mão. Este procedimento acontece duas vezes durante toda a partida!

Fim do jogo

O jogo termina quando todos os jogadores tiverem apenas 2 cartas na mão. Essas duas cartas são descartadas e não são pontuadas.

Todos os jogadores verificam se têm 6 ou 7 cores para poderem tirar uma carta de bónus final. Quem tiver menos de 6 cores não recebe bónus final!

Todos os jogadores fazem a contagem dos seus pontos da seguinte forma:

  • 1 ponto por cada cor com 1 carta;
  • 5 pontos por cada cor com 2 cartas;
  • pontos das cartas de bónus intermédio e final (se tiver);
  • -1 ponto por cada carta virada (cores com mais de 2 cartas).

O vencedor será o jogador com mais pontos. Em caso de empate ganham todos os empatados!

Avaliação:

3 sind eine zu vuel! é um jogo de cartas na linha dos muitos que a editora alemã tem no seu catálogo e pelos quais é tão conhecida. Não sendo um jogo com novidades mecânicas é um jogo bem testado e que flui muito bem.

A interação entre os jogadores acontece naturalmente pela possibilidade de influenciar, mesmo que ligeiramente, as cartas que os adversários têm à sua disposição.

As regras são muito fáceis de explicar e a disponibilização da versão em inglês é motivo para dar os parabéns à editora, que assim resolve um problema, que seria muito sério se só estivessem em alemão.

As cartas têm a habitual qualidade da Amigo, ou seja, muito bom.

Em suma, 3 sind eine zu vuel! é um jogo de cartas divertido sem grandes novidades, não sendo indispensável, porém não desiludirá quem o comprar!

Ligações:

Site da Amigo  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Regras AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert → AQUI

 

 

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2bzlYXN
Autor: abruk

Deixe um comentário