Geiblein, versteck dich !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Não se assustem com o nome Geiblein, versteck dich! Trata-se de mais um joguinho produzido pela HABA e antes de mais nada aviso que existe um erro de escrita: O “b” de Geiblein é um “beta”, e para aqueles que sabem falar Alemão, diferencia-se do “b” tradicional com pronuncia e até significado.
Geiblein, versteck dich ! é obrigatório para crianças e adultos. Embora a idade recomendada seja apenas 4 anos, ainda não encontramos quem não se interessasse e ficasse encantado pela simplicidade deste Jogo.
O mais interessante é que Geiblein, versteck dich ! é o Jogo que mais Versões Caseiras temos por aqui e todas com Temas diferentes, já que ele dá esta abertura para usar a imaginação.
Por aqui temos:
– Versão Formigas e Tamanduá
– Versão Dengue
– Versão com Tampinhas de refrigerantes
– Versão Abelhas e Aranha
Trata-se de um excelente Jogo de Memória. No Jogo original temos 1 Lobo, 30 Ovelhas, 6 Tampinhas que representam móveis da casa onde vivem as Ovelhinhas e 2 Dados com faces coloridas que correspondem às cores das Tampinhas.
O Jogo é muito simples:
– Forma-se um “círculo” com as 6 Tampinhas e coloca-se 5 Ovelhas debaixo de cada Tampinha. O Lobo deverá permanecer no meio das Tampinhas.
– O jogador deverá rolar o Dado e de acordo com a cor que sair, dizer quantas Ovelhas existem debaixo da Tampinha correspondente. Depois levanta-se a Tampinha e todos os jogadores conferem se acertou ou errou.
–  Se o jogador acertou, ele pega 1 Ovelha e coloca à sua frente.
–  Se o jogador errou, o Lobo sai do centro onde se encontra e vem à frente do jogador. Se o Lobo já estiver com outro jogador, deverá pegá-lo e colocá-lo à sua frente.
– Feito isso, passa-se a vez ao próximo Jogador.
– Se o jogador errar o número de Ovelhas que se encontra debaixo da Tampinha e estiver com o Lobo à sua Frente, o Lobo pegará 1 Ovelha que você tem e levará para o centro. O Jogo continua normalmente e se o Lobo levar 2 Ovelhas para o centro, ele vence todos os Jogadores. Caso algum jogador consiga pegar 6 Ovelhas, todos os Jogadores vencem o Lobo.
Basicamente o Jogo é isso e alguém pode dizer que é muito fácil. Enganam-se quem pensa desta forma, pois o fato de você acertar, faz com que o número de Ovelhas se altere a todo instante e dependendo do Grupo de jogadores, torna-se até complicado vencer o Lobo.
O fato de ser um Jogo Cooperativo, mesmo com os Jogadores não podendo ajudar um ao outro, o torna ainda mais interessante, pelo fato que você não vence sozinho: Ou todos ganham ou todos perdem !
É preciso muita atenção de onde as Ovelhas estão saindo das Tampinhas e muitas vezes você tem certeza do número e ao dizê-lo e levanta a Tampinha, existe outra quantidade por lá. Isso geralmente ocorre quando você deixa de prestar atenção no Jogo e passa a dar atenção a alguma outra conversa ou situação externa ao Jogo.
Este Jogo seria obrigatório em Salas de Aula, principalmente na infância, pois trabalha a Memória de uma forma excepcional. E mesmo que a idade seja muito baixa, ainda existe a opção de Jogar apenas com 3 Tampinhas, sendo que as 3 cores aparecem 2 vezes no Dado. Infelizmente não temos a Cultura de utilizar Jogos em Salas de Aula, principalmente Jogos inteligentes como este, além do fato de não ser encontrado em Lojas brasileiras.
Considero o melhor Jogo da HABA, mesmo tendo outros realmente interessantes e com mais componentes maravilhosos, que é uma característica desta Empresa, mas Geiblein, versteck dich ! está à parte de tudo aquilo que já conhecemos como Jogos.
O Jogo é extremamente simples e muito fácil de jogar e realmente gostaríamos que todos nós que gostamos de Jogos, tivéssemos uma cópia para sentar e se divertir de vez em quando.
Jogo altamente recomendado e um dos poucos que consideramos obrigatórios na coleção !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2c0hTe5
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s