RSS

Jogo adaptado ao Tema “Abelhas e Aranha”

16 set

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Componentes de nossa Versão Caseira !
Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !
Já fizemos várias postagens aqui no Blog, sobre adaptações de Temas que fizemos ao Jogo Geiblein, versteck dich !
Trata-se de um excelente Jogo de Memória, indicado para crianças e adultos e o Tema original é sobre Ovelhas e Lobo.
Por aqui, já fizemos algumas adaptações:
– Formigas e Tamanduá
– Jogo adaptado ao Tema “Dengue”
– Abelhas e Aranha
Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a adaptação que fizemos com o Tema “Abelhas e Aranha“, embora já postamos à respeito, conforme Link acima.
Neste Jogo, é preciso estar atento a quantas Abelhas estão debaixo de suas Colmeias, pois o número sempre está mudando nas Ações dos Jogadores.
Impressões dos Componentes ! Evitamos isso, pois preferimos Desenhar à mão e pintar com Lápis de Cor !
A Aranha, faminta e que está de olho nas Abelhas dos Jogadores, está apenas aguardando algum Jogador errar a quantidade para se aproximar da Abelha do Jogador que errou a quantidade.
É preciso estar atento, pois se a Aranha estiver com o Jogador e ele errar, lá se foi 1 Abelha para o “bucho” da Aranha.
Consideramos este jogo excepcional ! Com 30 Feijões, 1 Semente qualquer, 6 Copinhos de Café e 1 Dado D6 já é possível fazer o Jogo, que funcionará perfeitamente. Daí a facilidade que temos para adaptar Temas, como “Dengue”, “Formigas e Tamanduá” e agora “Abelhas e Aranha”.
Dado feito em origami !
Dado feito em Origami !
Dado feito em Origami !
Mas o objetivo principal desta adaptação se dá no fato que as Abelhas estão desaparecendo, devido principalmente à utilização de Agrotóxicos nas Lavouras. As Abelhas são responsáveis por mais de 70% da Polinização feita na Agricultura e fica bem claro sua importância na Natureza, bem como sua proteção.
A Aranha entra aqui apenas como um Predador, não como uma espécie realmente preocupante para as Abelhas, mas como um componente necessário para o Jogo.
Explicar para as crianças sobre a importância das Abelhas e sua relação com o ambiente e trazendo a Aranha como um Predador, é começar a explicar o complexo Sistema Biológico entre as espécies.
Sempre gostamos destes Temas, pois poderá, depois de uma partida, ser discutido todos os aspectos relacionados às Abelhas e mesmo Ecologia, mesmo que seja de forma simples.
Componentes de nossa Versão Caseira !
Existe o Jogo com suas Regras, mas aqui estamos falando um pouco além disso. O “jogar” é apenas parte do processo de ensino. Discutir o que foi jogado e levar esta discussão além do Tabuleiro, faz com que os Professores consigam passar informações realmente interessantes, saindo daquele método tradicional de Giz, Lousa e Leitura apenas.
E por que não discutir a criação de um Jardim com Flores que atraiam Abelhas ? As Aranhas irão aparecer, com certeza e fecha-se então um Ciclo que começou apenas com um Jogo de Tabuleiro que foi à mesa.
Nossa Versão Caseira foi feita com 30 Abelhas, 1 Aranha e 6 Colmeias, além do Dado D6 é claro ! 
Para as Abelhas, utilizamos Botões de Camisa e colamos adesivos com imagens de Abelhas. Geralmente evitamos imprimir. Preferimos desenhar à mão e pintar com lápis de cor. Desta forma existirá o trabalho lúdico da criação também.

Para a Aranha, também utilizamos impressão e colamos em uma Plaquinha de “Foamboard” que tínhamos aqui.


Componentes de nossa Versão Caseira !
Já para as Colméias, fizemos impressão e colamos em Potes de Requeijão. Mas aqui vai uma observação importante. Estes Potes não aceitam bem alguns Adesivos vendidos no mercado. Tivemos que colocar cola nos Adesivos e somente desta forma eles fixaram nos Potes.

Já o Dado, fizemos o desenho das Faces impressos e o “Cubo” fizemos de Origami.


Componentes de nossa Versão Caseira !
Este Jogo completa então a série de Jogos adaptados que fizemos do Geiblein, versteck dich !

Para aqueles que querem fazer algo fácil, uma excelente dica de um excelente Jogo. Para aqueles que tem crianças ou alunos, uma boa forma de passar informações e adaptar Temas. Para aqueles que gostam de Jogos de Tabuleiro bem desenvolvidos, uma excelente aquisição à ludoteca.

Taí mais uma dica !


Jogo em andamento !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2ceklRl
Autor: Wagner

 
 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: