RSS

Piratissimo

24 out

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

 sint-pirat

Sinopse:

Os jogadores assumem o papel de piratas que atravessam os oceanos em busca de tesouros, que diligentemente tentam transportar para o seu porto de origem. Os primeiros a conseguirem juntar 9 tesouros na sua ilha ganham o jogo!

Como se joga:

⇒ Setup

No início cada jogador escolhe uma cor e coloca o seu navio na ilha da mesma cor.

Ao lado do tabuleiro forma-se a reserva onde se colocam as argolas (tesouro), o dado e o marcador de tornado.

Uma partida joga-se à vez e no sentido dos ponteiros do relógio. Escolhe-se um jogador inicial que coloca o marcador de tornado numa ilha à sua escolha! 

Desenvolvimento

O jogador inicial lança o dado e avança o seu navio tantas casas como as indicadas por ele, seguindo sempre as setas vermelhas impressas no tabuleiro. Os jogadores podem optar por seguinte os atalhos (setas azuis), mas para isso têm de pagar um tesouro. Esse tesouro é retirado do seu navio e colocado na reserva.

Na mesma ilha só podem estar 2 navios em simultâneo, por isso, quando um navio tenta atracar numa ilha que já tem 2 navios atracados, deve colocar-se na ilha livre seguinte.

Quando a ilha onde se atraca tem o desenho de um baú fechado, o jogador pode decidir se quer o total do tesouro indicado junto ao baú, parte do tesouro ou prefere não carregar nada.

14708299_10154732799955555_8984226509288667415_n

Por outro lado, se a ilha onde se atraca tem o desenho de um baú aberto, o jogador tem carregar os 2 tesouros no seu navio, mesmo que isso implique ultrapassar o limite de carga.

O limite de carga de um navio é 7 tesouros. Quando alguém ultrapassa esse limite tem de deitar tesouros fora (na reserva) até ficar com 3 tesouros.

Quando a ilha onde se atraca tem o desenho de um tornado não acontece nada.

Quando já existe um navio atracado na ilha onde se atraca, há lugar a um saque pirata! Não se carrega os tesouros como numa jogada normal, em vez disso, o jogador faz girar a seta da bússola e, quando esta parar, verifica-se se está a apontar para um setor com o símbolo de um rubi (vermelho) ou sem rubi. Se estiver a apontar para a seção onde se vê o símbolo de um rubi (vermelho), a missão foi bem sucedida e o jogador pode retirar até 2 tesouros do navio adversário para o seu. Se estiver a apontar para a seção onde não se vê o símbolo do rubi, a missão falhou e o navio adversário pode continuar a sua viagem sem perder tesouro nenhum. Após esta ação o jogo prossegue normalmente com a vez do jogador seguinte no sentido dos ponteiros do relógio.

Quando o jogador dá uma volta ao tabuleiro, entra no seu porto para descarregar o seu tesouro. Entrar no seu porto conta 1 espaço. Se ainda sobrarem pontos do lançamento do dado, estes perdem-se.

Chegado ao porto, o jogador descarregar todos os tesouros do seu navio para a sua área de jogo e em seguida o seu turno termina. Quando voltar a ter a vez o jogador continuará a viajar pelo oceano em busca de mais tesouros.

Quando o dado mostra o símbolo do tornado, o jogador começa por avançar um espaço em frente com o seu navio e, caso se aplique, carrega o tesouro a que tem direito ou executa um saque pirata. Após a execução da sua ação, o jogador move o marcador de tornado de 1 a 4 casas no sentido oposto ao que fazem os navios, seguindo as setas brancas.

pic699524_md

Image by Laszlo Molnar

Quando o tornado termina o seu movimento numa ilha com navios atracados, o jogador que moveu o tornado faz girar a seta da bússola e executa a ação respetiva:

  • Mover os navios afetados assim como o tornado, 2 casas livres na direção das setas brancas;
  • Se possível, tirar 2 tesouros de cada navio afetado e colocá-los na reserva;
  • Se possível, tirar 1 tesouro de cada navio afetado e colocá-los na sua área pessoal.

Assim que a ação do tornado estiver concluída, termina a vez do jogador e prossegue com a vez jogador seguinte no sentido dos ponteiros do relógio.

⇒ Fim do jogo

O fim do jogo acontece assim que um jogador consiga ter 9 tesouros na sua área pessoal.

Avaliação:

Piratissimo é um jogo de 2005 mas teve este ano direito a uma revisão gráfica por parte da Pegasus, que entretanto comprou os direitos de vários jogos da Selecta Spielzeug, editora que lançou o jogo inicialmente.

 Neste jogo entramos no reino dos piratas, dos tesouros, dos saques e da imaginação, onde todas as crianças gostam de navegar e criar as suas aventuras.

O jogo é servido por material de excelente qualidade- tesouros em madeira dourada, navios de madeira com pequenas velas em plástico, um marcador de tornado também em madeira, enfim, um regalo!

Na caixa de jogo a indicação da idade aconselhada é 6 anos, no entanto, se as vossas crias conseguirem contar até 10 o jogo pode ser perfeitamente jogador por crianças de idade inferior. Aliás, cá em casa é já um sucesso junto da mais pequena que tem pouco mais de metade da idade aconselhada! Para crianças mais novas o jogo tem uma variante que retira a ação do tornado.

As regras são muito fáceis de aprender e explicar e o objetivo do jogo é muito direto e simples de entender. O tornado dá algum salero a um jogo que poderia tornar-se insosso se fosse só lançar dado e avançar, no entanto, não esperem milagres, este é um jogo infantil, e destinado à primeira infância, já conseguir ser entretido para pais e filhos é uma grande vitória, nada de grandes expectativas! Os saques piratas são outro aliciante deste divertido jogo, embora precise de ser “trabalhado” com os mais novos, que normalmente detestam

Podemos por isso afirmar que Piratissimo é um belíssimo jogo infantil que parece não acusar o pesos dos anos e que merece toda a nossa atenção quando se fala em jogos infantis, pois é uma referência nesta faixa etária.

Ligações:

Site da Pegasus Spiele  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

Jogonamesa  AQUI

Pegasus Shop → AQUI

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2eM62S0
Autor: abruk

 
Deixe um comentário

Publicado por em 24/10/2016 em Jogo Eu

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: