RSS

Wykersham !

05 nov

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Gostamos de jogos sólidos, sejam eles abstratos ou com algum Tema envolvido e Wykersham mostra uma competência pouco vista, principalmente por tratar-se de um Jogo com uma sorte envolvida na rolagem de Dados.
Este Jogo foi lançado em 1980 e embora abstrato, possui uma mecânica muito interessante para aqueles que gostam de jogos de raciocínio, mas que não desfaz de modo algum sua beleza lúdica mesmo com rolagem de Dados.
O Jogo é composto de um Tabuleiro com peças móveis, constituído de 7 Linhas, sendo as 2 Linhas externas fixas e as 5 Linhas internas móveis. Apenas a Linha central é constituída de 7 espaços sendo as 2 adjacentes à esta Linha sendo constituídas de 11 espaços. O Jogo também possui 2 Dados D6 que serão utilizados à vez de cada jogador.
Cada jogador possui ainda, em seu lado fixo do Tabuleiro, 2 espaços onde deverão ser colocadas 30 esferas de sua cor no espaço esquerdo. Ainda neste lado fixo, existe a informação de quais colunas correspondem aos resultados do Dado D6, que poderá ser 1, 2, 3, Dobro, 4, 5, 6.
O objetivo de cada jogador é conseguir colocar esferas nos espaços das Linhas, de forma a conseguir formar uma linha contínua de 5 esferas de sua cor, que poderá ser feito tanto na Vertical, como em alguma Diagonal. Se isso for feito, o jogador retira estas 5 esferas e coloca no seu espaço direito do lado fixo do Tabuleiro que está a seu lado.
Vence o Jogo, o jogador que no final da partida tiver mais esferas no espaço direito do lado fixo.
Como jogar:
O jogador deverá lançar os 2 Dados D6 e com os resultados posicionar 2 esferas conforme descrito abaixo:
– Dados com valores diferentes: Neste caso o jogador deverá posicionar 1 esfera em cada coluna referente ao resultado do Dado D6. Esta esfera poderá ser posicionada em qualquer Linha e logo após posicionar sua esfera, pode optar por deslizar esta Linha 1 espaço para a esquerda ou 1 espaço para a direita. Poderá optar por não deslizar a Linha se quiser.
– Dados com valores iguais (Dobros): Neste caso o jogador poderá optar por colocar 2 esferas em um mesmo espaço em qualquer Linha que corresponde ao Dobro ou mesmo colocar as 2 esferas em espaços diferentes (Linhas diferentes). Nestes 2 casos, também poderá optar por deslizar 1 espaço para esquerda ou 1 espaço para a direita se assim desejar.
Com as colocações das esferas e possível deslize das Linhas, o jogador vai procurar fazer com que 5 esferas de sua cor fiquem alinhadas, fazendo com isso que o jogador retire estas 5 esferas e coloque no espaço direito do lado fixo do Tabuleiro que está à sua frente.
Como cada jogador possui 30 esferas e sempre 2 delas a cada rodada entrarão no tabuleiro fazendo assim com que o Jogo como um todo tenha um total de 15 rodadas.
Cada espaço poderá comportar até 3 esferas de qualquer jogador.
O que achamos do Jogo:
Wykersham, embora desconhecido, preenche muito o quesito “Jogo” propriamente dito, pois mesmo com a sorte presente pela rolagem dos 2 Dados D6, ainda possibilita aos jogadores, opções bem interessantes de posicionamento, pois cada número pode ter até 5 opções de posicionamento das esferas, além da possibilidade de deslize da Linha inteira para direita ou esquerda.
A sorte então cai para um segundo plano, já que embora esteja presente, não amarra opções aos jogadores e torna-se uma mecânica até que bem interessante ao Jogo, pois tira a opção ideal muitas vezes  presentes em jogos apenas de posicionamento.
Gostamos demais dele por aqui e fizemos uma Versão utilizando Tampinhas de refrigerante coladas em placas de Acetato.
Embora seja um Jogo para apenas 2 Jogadores, compete em pé de igualdade como outros grandes clássicos para 2 jogadores já existentes e conhecidos, mesmo sendo um Jogo completamente desconhecido por parte de todos.
Para aqueles que quiserem testá-lo, basta um pouco de trabalho artesanal e têm-se um Jogo realmente bom e que tão boa surpresa causou a todos que jogaram.
Recomendamos !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2ebuoaP
Autor: Wagner

 
 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: