RSS

Flamme Rouge

16 nov

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

fr-sint

Sinopse:

Flamme Rouge é um jogo de corridas de bicicleta onde os jogadores terão de gerir as suas cartas e o esforços dos dois ciclistas da sua equipa – rolador e sprinter. O primeiro a atravessar a meta ganhará!

Como se joga:

⇒ Setup

Escolher uma das 6 cartas de pistas predefinidas, é aconselhável escolher a pista “Avenue Corso Paseo” nas primeiras partidas. A referida carta indica quais os troços de pista a usar para construir a pista.

pic3119179_md

Image Asger Harding Granerud

No início cada jogador escolhe uma cor e recebe dessa cor:

  • 2 ciclistas (Rolador e Sprinter);
  • 1 tabuleiro individual com os espaços para cartas de Rolador e Sprinter;
  • 1 baralho de cartas de Rolador que se coloca no espaço respetivo do tabuleiro individual depois de baralhadas;
  • 1 baralho de cartas de Sprinter que se coloca no espaço respetivo do tabuleiro individual depois de baralhadas;

Ao lado da pista colocam-se os baralhos de desgaste de Roladores e outro de Sprinters.

pic3198046_md

Image Asger Harding Granerud

Define-se um jogador inicial que coloca os seus dois ciclistas livremente atrás da linha de partida. Depois continua-se no sentido dos ponteiros do relógio até que todos os jogadores tenham colocado os seus ciclistas.

 

Desenvolvimento

Uma corrida decorre durante várias rondas, compostas por 3 fases:

  1. Fase de Energia
  2. Fase de Movimentação
  3. Fase Final

1. Durante a fase de energia os jogadores escolhem um seus dois baralhos e biscam 4 cartas do topo, dessas escolhem uma, que colocam com a face oculta, na aba lateral externa do seu tabuleiro, do lado do respetivo baralho. As restantes 3 cartas são colocadas por baixo do monte com a face visível voltada para cima.

pic3227052_md

Image Anne Th.

Procede-se em seguida, da mesma forma, com o baralho do ciclista que em falta.

Sempre que uma for necessário biscar cartas e aparecer cartas com a face vísivel voltada para cima, baralham-se todas as cartas do monte e volta a formar-se um baralho de face oculta, de onde se retiram as cartas necessárias para completar as 4 cartas.

2. Durante a fase de movimentação todos os jogadores começam por revelar as suas cartas (escolhidas na fase de energia).

Em seguida, move-se o jogador que estiver na frente da corrida e depois segue-se pela ordem de posição dos ciclistas, ou seja, segundo… terceiro… e assim até ao último ciclista.

Sempre que dois ciclistas estão lado a lado, o que estiver no retângulo junto à linha dupla, é considerado primeiro e o outro segundo.

14992012_10154796913100555_3811594400314645132_n

Depois de o ciclista se movimentar tantas casas como as indicadas pela carta escolhida pelo jogador, deve acomodar-se no retângulo junto à linha dupla, desde que este esteja livre. Se ao movimentar-se, o ciclista terminar numa casa já ocupada por dois ciclistas, fica na casa livre imediatamente anterior.

Em certas pistas é possível encontrar troços de subida (vermelho) e troços de descida (azul).

Nas subidas, não é permitido avançar mais que 5 casas. Se por exemplo se jogar uma carta de valor 6 que permita entrar na primeira casa de um troço de subida, o ciclista já não entra, ficando na casa imediatamente anterior. Cartas de valor superior a 5 podem ser jogadas, mas perdem-se os números que excedam o 5.

15056372_10154802511655555_1887550081566899082_n

Nas descidas, as cartas valem sempre no mínimo 5, ou seja, uma carta de valor 2, por exemplo, valerá 5 movimentos se for jogada quando o ciclista parte de uma casa num troço azul, mesmo que o efeito projete o ciclista para fora desse troço de descida.

3. Durante a fase final os jogadores descartam as suas duas cartas de ciclista (cada carta só pode ser usada uma vez durante todo o jogo).

Começando pelo último pelotão de ciclistas (um ou mais ciclistas em casas contínuas) avançam uma casa se for essa a distância para o pelotão de ciclistas que estiver à sua frente. Em seguida procede-se da mesma forma o pelotão seguinte. Pode acontecer que um ciclista em último lugar possa conseguir juntar-se ao pelotão da frente por ir aproveitando as sucessivas recolagens!

15032843_10154802496060555_4597587930070041778_n

Para terminar esta fase, atribuem-se cartas de desgaste aos ciclistas que liderarem os pelotões da corrida. A carta de desgaste será de Rolador ou Sprinter conforme o ciclista que lidera seja um Rolador ou um Sprinter. As cartas de desgaste são colocadas com a face visível no fundo do respetivo baralho.

⇒ Fim do jogo

Assim que um ciclista passar a linha da meta, termina-se essa ronda, e ganha quem estiver mais à frente depois da linha de meta.

Avaliação:

Flamme Rouge é um jogo de mecanismos simples mas suficientemente profundo e rápido. As partidas parecem mesmo recrear o ambiente de uma corrida de bicicletas e para isso muito contribui a qualidade dos materiais e das miniaturas!

As regras são muito simples e, em poucos minutos, é possível começar a jogar com qualquer tipo de público. Um dos aspetos mais interessantes do jogo, é a sua variedade estratégica, já vi ganharem jogadores muito agressivos desde o início, como jogadores mais cautelosos e prudentes, no essencial, Flamme Rouge tem muito de saber ler as movimentações adversárias e atacar no momento certo, até neste particular o jogo é temático, fazendo lembrar o frenesim dos ciclistas nos últimos metros até à meta.

A rejogabilidade é enorme, pois há 6 cartas com configurações diferentes e certamente, se o jogo tiver o sucesso que merece, não faltarão expansões nas calha!

Enfim, um jogo elegante de regras claras e transparentes, com uma duração adequada e onde não falta profundidade estratégica, bastante interação e concordância temática. Um jogo que agradará aos mais jovens, a jogadores casuais e aos amantes do ciclismo. Quanto aos gamers mais puristas talvez este não seja um título tão consensual.

 

 

Ligações:

Site da Lautapelit  AQUI

Mesaboardgames AQUI

Ficha BGG  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Philibert  AQUI

 

 

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2fi7TgF
Autor: abruk

 
Deixe um comentário

Publicado por em 16/11/2016 em Jogo Eu

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: