Projeto muito interessante !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Quem acompanha nosso Blog, já percebeu que sempre procuramos colocar informações sobre confecções de Versões Caseiras de Jogos, bem como divulgamos a Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas SP, que tem como objetivo a consciência ambiental, de forma a reutilizar Materiais para outras finalidades, principalmente Jogos e Brinquedos.
Utilizar estes Materiais é uma boa forma de colocar a criatividade em dia, já que existe o trabalho de confecção propriamente dito, além do lúdico que é o jogar. Mais ainda, jogar ou brincar com aquilo que nós mesmos tivemos o trabalho de fazer, torna ainda mais interessante, pois acrescenta-se aqui a convivência com colegas, professores, pais e todos aqueles que estão com o mesmo propósito.
Queremos hoje apresentar um Projeto chamado  Kit Maker ÊBA, feita pela nossa colega Lisandra, que resume bem o que foi dito até aqui e aqui transcrevemossua ideia:
Estou desenvolvendo um jogo para projeto de graduação em Design. Basicamente consiste em um kit de iniciação maker para crianças como forma de incentivar a criatividade a partir da construção de brinquedos propostos em cartas desafio.
Dentre os maiores objetivos estão o combate ao consumismo na infância (tema que levantei para o projeto) e a otimização das interações entre pais e filhos, já que é um jogo para os dois experimentarem juntos. Isso porque cheguei à conclusão que criança não quer brinquedo e mais brinquedo, no fundo ela só quer alguém que brinque com ela… isso é muito mais valioso.
Em tempos de uma sociedade de consumo com brinquedos industrializados/ eletrônicos, os quais muitas vezes oferecem a brincadeira pronta para as crianças, vale a pena resgatar o estímulo à criatividade e à imaginação!
Pra vocês terem uma ideia de como está a primeira versão, aqui estão algumas fotos bacanas que tirei esses dias. Nelas vocês podem ver que o kit é composto de materiais básicos descartáveis como copos, palitos, canudos, grampos, elásticos, fita adesiva e tampinhas. Isso além de cartas com desafios que funcionam como mini projetinhos, direcionados pra idades de 4 a 8 anos.
Para maiores informações, colocamos o Link da página do Projeto no Facebook:
Projetos como este devem ser divulgados, já que busca unir a Consciência ambiental e também o Lúdico. Desta forma, é possível com um pouco de criatividade e Trabalho artesanal, confeccionar Jogos e Brinquedos que não deixam nada a desejar em ludicidade.
A busca por materiais alternativos, a escolha de cores, a confecção, o fazer, o estar ao lado trocando ideias é uma excelente forma de aumentarmos significamente a interação entre as pessoas.
A busca por Jogos e como adaptá-los de forma a não alterar as regras, faz deste Projeto algo realmente interessante, pois com custo praticamente zero, têm-se Jogos e Brinquedos que farão com que crianças passem horas se divertindo. Com isso é possível levar, principalmente para regiões carentes, Jogos e Brinquedos que dificilmente teriam estas crianças, condições para adquiri-las.
Além disso existe o “criar” e “jogar”, de forma a desenvolver o raciocínio lógico e contribuir para uma melhoria nos estudos de quem tem este propósito.
Jogos existem aos montes, mas temos algumas preciosidades perdidas, que podem tornar com uma ferramente bem interessante na busca do conhecimento. Jogos matemáticos e abstratos são excelentes para o raciocínio lógico além de serem geralmente fáceis de serem feitos, pois basta 1 Tabuleiro (Que pode ser feito com Banner usado) e Tampinhas (Que econtramos aos montes jogados pela cidade). Jogos de destreza, onde a Coordenação é mais importante, também é uma excelente forma de trabalhar com crianças e grupos. Aqui então, se acrescente as brincadeiras de roda, cujo envolvimento de todos é direto.
Para o post não ficar longo, terminamos, por enquanto, e gostaríamos que mais pessoas se interessassem neste tipo de Projeto, pois desta forma, estaríamos fazendo nossa parte de divulgarmos o lúdico, mesmo que não existam condições para que elas existam.
Materiais encontramos aos montes jogados pelas nossas cidades, mas que possuem um potencial gigantesco para serem utilizados nestes Projetos. Cores, formas, tamanhos e texturas estão disponíveis à todos e cabe a nós transformá-los.
Desta forma estaremos dando nossa pequena contribuição e fazendo com que muitas crianças, principalmente as mais carentes, posssam também se divertir e brincar, desenvolvendo assim seu intelecto e contribuindo para deixar nossa sociedade um pouquinho melhor do que ela é !
Colocamos aqui um Link com as atividades que a Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas SP fez em parceria com o SESC – Campinas, onde poderão ver várias imagens de Jogos e Brinquedos feitos com Materiais reutilizáveis:

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2i47HDw
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s