Ghosts

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

sint-ghsts

Sinopse:

Ghost é um jogo de cartas em que o objetivo é ser o jogador com menos pontos de medo (PM) ao fim de 3 rondas de jogo. Para evitar os PM os jogadores não podem ultrapassar o valor 7 que acontece pela soma dos valores das cartas com cores diferentes adicionadas ao monte de descarte.

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as cartas e distribuem-se 5 a cada jogador e uma ficha de valor 1 PM.

Forma-se um monte de bisca com as cartas restantes.

Desenvolvimento

Na sua vez, cada jogador joga uma carta da sua mão para o centro da mesa e anuncia um valor em função da carta jogada. No primeiro turno, o jogador que joga a primeira carta só tem de anunciar o valor de fantasmas da sua carta: 1, 2 ou 3. Depois de jogar uma carta, bisca uma do topo do monte bisca para voltar a ter 5 cartas na mão. Se não houver carta não bisca.

ghosts

Depois de haver uma carta na mesa continua-se no sentido do ponteiro dos relógio. O valor que o jogador anuncia em voz alta depende da carta que jogar:

  • Se a carta for de cor diferente da que está no topo do monte de descarte (centro da mesa), o jogador anuncia o total dos fantasmas em jogo, mais os da carta que está a jogar.
    Por exemplo, se no centro da mesa estiver um carta amarela de valor 3, e o jogador jogar uma carta vermelha de valor 2, terá de anunciar em voz alta “5”.
  • Se a carta for de cor igual à que está no topo do monte de descarte (centro da mesa), o jogador não adiciona o seu valor, anuncia o valor atual do monte de descarte e a palavra “Espelho”, alterando assim o sentido da ordem de turno.
    Por exemplo, se no centro da mesa estiver um carta amarela de valor 3, e o jogador jogar uma carta amarela de valor 2, terá de anunciar em voz alta “3, Espelho” e em seguida joga o jogador que tiver jogado a carta de valor 3.
  • Se a carta jogada for uma Bruma (cinzenta com uma torre), o jogador coloca-a num monte de descarte paralelo ao monte de descarte normal e anuncia o valor atual do monte de descarte e a palavra “Bruma”, o sentido da ordem de turno mantém-se.
    Por exemplo, se no centro da mesa estiver um carta amarela de valor 3, e o jogador jogar uma carta Bruma, o jogador coloca-a ao lado do monte de descarte e anuncia em voz alta “3, Bruma”, o jogo segue com o turno do próximo jogador.

slide_ghosts

Atenção: Passar o 7 dá medo!

Sempre que um jogador não tiver na mão uma carta que evite ultrapassar o valor 7, no monte de descarte, terá de recolher todas as cartas do referido monte e colocá-lo à sua frente, com a face oculta. Em seguida apanha uma ficha de PM da reserva.

O turno segue, com o referido jogador a abrir um novo monte de descarte com uma carta da sua mão e anunciando em voz alta o seu valor.

⇒ Fim da ronda

Uma ronda termina quando, na sua vez, um jogador não tiver na sua mão cartas para jogar. Se essa não for a terceira ronda o jogo prossegue com nova ronda. Baralham-se as cartas todas e distribuem-se de novo 5 a cada jogador. Começa o jogador que não tinha cartas para jogar e que despoletou o fim da ronda.

Os jogadores que consigam terminar uma ronda sem apanhar cartas (logo PM) podem, a título de recompensa, descartar para a reserva até 3 PM dos seus. Os outros conservam os seus PM.

⇒ Fim do jogo

No fim da terceira ronda contam-se os PM acumulados nas três rondas e o jogador com menos PM ganha! É possível haver mais que um vencedor.

Avaliação:

Ghosts é um pequeno jogo de cartas editado pela francesa Asyncron, através da sua gama de jogos Black Pocket. Este é a reedição de uma versão anterior chamada Spirits!

O jogo é muito simpático, simples e extremamente portátil! É daqueles jogos que se podem jogar em qualquer sítio, é por isso uma excelente proposta para aqueles momentos em que não há tempo suficiente para jogar um jogo mais complexo, mas continuamos a necessitar de passar tempo para alcançar outro compromisso!

A produção geral do jogo é muito boa, as cartas de boa qualidade, a caixa, um quadrado de 9×9, é robusto e mais que suficiente para alojar 60 cartas, e os pequenos marcadores de PM, bastante aceitáveis. Uma produção barata e perfeitamente ajustada àquilo que se está a vender. Não se pense no entanto, que esta afirmação desvaloriza o jogo, bem pelo contrário, estamos perante uma excelente relação preço e qualidade, e por isso o meus parabéns à Asyncron!

Para lá de tudo o que foi já dito, Ghosts é daqueles bons jogos para jogar em família com os mais pequenos, onde todos se divertem sem tédio para os mais experientes!

Ligações:

Site da Asyncron  AQUI

Ficha BGG  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Asyncron  AQUI

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2iRn4TX
Autor: abruk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s