TrakkX !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Hoje vamos falar de mais um Jogo interessante, embora não seja realmente estranho para aqueles que já jogaram Rummikub e também Qwirkle. Trata-se de TrakkX:
Rummikub e Qwirkle já fizemos postagens aqui no Blog e para aqueles que quiserem dar uma olhada, os Links são estes aqui:
Rummikub Versão Caseira:
Qwirkle Versão Caseira:
Mas porque estamos colocando estas 2 referências para o TrakkX ?
Basicamente, TrakkX lembra muito estes 2 Jogos, pois possuem a mesma mecânica, inclusive com regras praticamente idênticas, aliás, mais parecidas com o Rummikub do que do Qwirkle.
O Jogo é composto de 116 peças numeradas de 1 a 14 que deverão serem colocadas dentro de um Saco e 15 delas deverão ser entregues a cada Jogador, que manterão em segredo. Estas 15 peças serão a “mão” do Jogador. Além disso 6 destas peças são colocadas abertas ao lado e poderão ser utilizadas pelos Jogadores em uma de suas Ações disponíveis.
Além das peças numeradas, existem também algumas peças com a informação “+3” sobre a mesma e também algumas peças com um desenho de “Seta circular”. Diferentemente de Rummikub, não existem peças “Coringas” em TrakkX.
O objetivo dos Jogadores é ser o primeiro a eliminar todas as peças que se encontram na sua “mão”.
À sua vez, os Jogadores poderão executar somente 1 Ação e poderá escolher entre:
– Pegar 1 peça que se encontra aberta e colocá-lo junto com as demais peças que estão na sua “mão”. Ao fazer isso, deverá, obrigatóriamente, pegar outra peça do Saco e colocar aberta junto com as demais peças. No decorrer da partida, sempre 6 peças deverão estar abertas aos Jogadores.
– Pegar 1 peça que esteja dentro do Saco e coloca na sua “mão”.
– Jogar 1 peça de Ação “Seta circular“: Neste caso, todos os Jogadores (Inclusive quem jogou a peça “Seta circular“) deverão escolher 2 Peças e entregar ao Jogador da esquerda. Estas 2 peças recebidas, passarão a fazer parte da “mão” do Jogador. Caso o Jogador tenha somente 1 peça, passará somente 1 para o Jogador da esquerda, mas receberá 2 peças normalmente do Jogador da direita.
– Jogar 1 peça de Ação “+3“: Neste caso, o Jogador escolherá um Jogador, que deverá pegar 3 peças do Saco, que farão parte da sua “mão”.
– Jogar 1 ou + peças da sua “mão”, para a Área de jogo, que são as peças que já existem no centro da mesa. Para executar esta Ação, o Jogador deverá respeitar as Regras de Sequências, Fila e Grupos, assim como as Regras  de Agregar e Reagrupar.
Não vamos explicar aqui cada uma destas Regras, pois não é este o objetivo da Postagem, mas resumindo, é você pegar qualquer peça que esteja na sua Mão e executar basicamente as mesmas Ações do Jogo Rummikub (Fazer sequências com números de cores iguais, Fazer Linhas com números iguais mas cores diferentes, Quebrar algum grupo já feito e reorganizar as peças, etc)
Mas o que realmente muda, comparado ao Rummikub ?
Temos 2 mudanças principais em TrakkX:
– Você pode escolher entre pegar peça no Saco ou uma das que estão abertas. O problema do Rummikub é que, dependendo da sorte da peças que vem à “mão”, você realmente depende muito do que existe na mesa. Se nada das 2 coisas acontecerem, realmente você passa o Jogo inteiro sem fazer muita coisa. Já a Regra em Rummikub que exige que você faça a primeira jogada com um número “X” de Pontos, em TrakkX não existe, o que facilita muito a vida dos Jogadores, pois não deixa você amarrado, principalmente no começo de partida.
– Existem as 2 peças realmente interessantes no Jogo, que são “+3” e “Seta circular“. Estas peças interferem diretamente na partida, principalmente quando algum Jogador estiver pronto para “bater” (Eliminar todas as peças da mão), pois com a utilização destas 2 peças, é possível “adiar” um pouco o final da partida.

O que achamos do Jogo:
Para quem acompanha nosso Blog, já citamos aqui várias e várias vezes a qualidade do Jogo Rummikub, principalmente pelo Raciocínio lógico exigido dos Jogadores.
TrakkX é muito parecido com Rummikub, e, por consequência, gostamos muito do TrakkX também, mas vemos mudanças realmente interessantes, já que “desamarra” um pouco as mãos daqueles Jogadores que ficam “travados” esperando alguma pedra essencial para continuar suas jogadas.
As peças “+3” e “Seta circular” também pode ajudar aqueles Jogadores que estão esperando apenas 1 peça “boa” para poder bater, mas que vê em outros Jogadores também esta oportunidade. Com isso, mesmo no final da partida, ainda existem boas possibilidades de reviravoltas.
A opção dos Jogadores de poderem escolher alguma peça aberta também é bem interessante, pois pode quebrar a “sorte” envolvida na retirada da peça de dentro do Saco.
Não recomendamos TrakkX, assim como não recomendamos Rummikub, para Jogadores que não gostam de Jogos Matemáticos ou de Raciocínio lógico, pois exige dos Jogadores esta capacidade para que possam fazer Ações realmente interessantes e se beneficiar.
Jogos deste tipo exigem que os Jogadores tenha uma boa visão de como está a situação das peças no Jogo e de quais Conjuntos poderão ser modificados, quebrados ou complementados com as novas peças que entrarão no Jogo.
Jogo realmente muito interessante e para aqueles que já gostam do Rummikub, acreditamos que também vão gostar de TrakkX, pois dá uma abertura bem interessante aos Jogadores.
Recomendamos !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2kFVWmT
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s