Quixx !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here



Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Hoje vamos escrever um pouquinho sobre um Jogo fácil, rápido e muito legal, comportanto até 5 Jogadores e com tempo estimado de 30 minutos: Quixx !

http://ift.tt/1IeKHZl

Quixx foi lançado em 2012 e seu autor é Steffen Benndorf. O Jogo possui o mínimo de componentes, mas tem uma diversão garantida. É composto por 2 Dados D6 brancos e 1 Dado D6 nas cores Vermelho, Amarelo, Azul e Verde. Possui também um Bloco que é o “Tabuleiro” onde serão marcadas as escolhas do jogador.
Quanto ao Bloco, temos uma ressalva, pois uma vez que ele acabar, terá que providenciar outro. Por aqui, simplesmente fizemos 5 Tabuleiros e colocamos Contact frente e Verso. Para fazer as marcações, utilizamos quadrados de Eva 2mm nas cores Preto e Vermelho. Com isso, sempre teremos possibilidade de jogá-lo.
Como se joga ?

O objetivo dos jogadores é obter a maior quantidade possível de marcações em todas as 4 cores. Para isso, o jogador Rola todos os Dados e poderá fazer 1 das seguintes escolhas:
– Somar os valores dos 2 Dados Brancos e marcar em qualquer cor.
– Escolher 1 Dado Branco e somar com qualquer outro Dado colorido e marcar na cor em que foi escolhido o Dado colorido.
Feito isso, todos os demais Jogadores, se quiserem, poderão marcar somente a soma dos 2 Dados Brancos em seus respectivos Tabuleiros.
Quem vence a partida ?

O Jogo termina quando 2 Cores estiverem “bloqueadas”. Para “bloquear” uma determinada Cor, é preciso que o jogador que vai executar esta ação, tenha pelo menos 5 marcadores na respectiva Cor.
Outra regra de término da partida, é quando algum jogador recebe sua 4ª penalização. A penalização ocorre quando o jogador ativo rola os Dados e não consegue fazer nenhuma marcação.
Feito isso, no próprio “Tabuleiro” do jogo, existe uma marcação de quantos pontos o jogador ganha em cada Cor, que dependerá do número de marcações para cada uma delas.
Soma-se a Pontuação de cada Cor e desconta-se 5 pontos por penalização (Máximo de 20). Quem tiver o maior valor, vence a partida.
O que achamos do jogo ?

Quixx encontra-se naquele grupo de jogos extremamente simples, com regras bem fáceis, mas que possui um alto grau de diversão.
Os problemas que existem no jogo, é que uma vez que você marcou em alguma cor, não poderá fazer nenhuma marcação menor do que a já existente. Por exemplo, se o jogador marca 7 Vermelho, não poderá mais fazer marcações de 2 a 6 no Vermelho. 
Existem no Tabuleiro, marcações crescentes (2 a 12 nas cores Vermelho e Amarelo) e decrescentes (12 a 2 nas cores Verde e Azul).
Para “bloquear” uma determinada Cor, é necessário tirar valores específicos: 12 para Vermelho e Amarelo e 2 para Verde  e Azul, desde que tenha, ao menos, 5 Marcadores na Cor que irá bloquear.

As escolhas das marcações que você irá fazer são cruciais para você não receber penalizações. Isso faz com que você pense muito bem se vai utilizar alguns valores ou não.
Geralmente, marcações feitas à esquerda do “Tabuleiro” são bem interessantes, pois você fica com muitas opções de escolhas, porém, como existe a sorte nos Dados e também a incerteza se alguém vai ou não “bloquear” alguma Cor, é preciso decidir bem o que vai fazer e observar como se encontra as marcações nos Tabuleiros dos outros Jogadores.
Uma crítica quanto ao jogo original é que o “Tabuleiro” do Jogo é composto por um Bloco com uma centena de folhas. Para jogador, distribui-se 1 caneta e 1 folha. O fato de você fazer as marcações no Tabuleiro utilizando Caneta, significa que uma vez utilizada, aquela Folha é descartada, portanto, se jogar muitas vezes, acabará com o Bloco rapidinho, tendo que procurar meios de adquirí-lo em algum lugar.
Desta forma, sugerimos que alguém que tenha o Jogo original, que dê um jeito de fazer uma “laminação” em algumas folhas e entregue uma caneta que possa ser apagada por exemplo, com álcool. Com isso, você não gasta rapidamente o bloco. Outra opção é simplesmente entregar 1 Folha para cada Jogador e Marcadores que podem ser desde Feijão ou Milho, Cubos de madeira ou qualquer outro material.
O Jogo é muito simples e geralmente quem Joga 1 partida, quer jogar mais vezes. Por aqui, houve  muito boa aceitação por parte de todos os tipos de público.
Quixx, por ser leve, é um Jogo que pode ocupar espaços entre outros Jogos mais complexos, principalmente pela facilidade de explicação das Regras e pelo tempo, que realmente é bem rápido.
Como fizemos nossa Versão Caseira ?

Fizemos uma Versão Caseira do Jogo, imprimindo 5 folhas do Tabuleiro em Papel Gramatura180g, colocamos Contact Frente e Verso e para as marcações, recortamos Eva2mm (1x1cm) nas Cores Preta (Marcadores) e Vermelha (Penalização).
Para os Dados, não tinhamos as cores necessárias para o Jogo, então utilizamos uma lateral do Tabuleiro para fazer uma referência de qual cor significava cada Dado. Para aqueles que já possuirem Dados nas cores, não há necessidade disso.
Recomendamos !
                                                                                                                                                                   

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2lcZey5
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s