Fuse !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Hoje vamos falar um pouquinho sobre o Jogo Fuse:
Em resumo o Jogo mostra que Invasores entraram em sua Nave e deixaram ativadas várias Bombas e cabe a você e seus amigos desativá-las antes do final da partida.
O problema é que Fuse é um Jogo em Tempo real, o que significa que você tem exatamente 10 minutos para desativar as Bombas, senão tudo vai pelos ares.
Além de ser em Tempo real, Fuse é um Jogo cooperativo, empregando 25 Dados D6 em várias cores e totalizando 65 Cartas entre Cartas de Bombas e Cartas de Detonação, sendo que as Cartas de Bombas possuem vários níveis de dificuldade.
Cada Carta de Bomba possui uma representação gráfica onde deverão ser colocado Dados D6 que cumpram as especificações informadas em cada espaço. Uma vez que todos os Dados D6 completarem todos os espaços, esta Bomba é desarmada e a Carta é deixada ao lado do Jogo.
Como o Jogo funciona ?
Existem algumas variações que depende do número de Jogadores e da dificuldade que estes Jogadores querem para o Jogo. Já informo que o nível mais complexo é insano ! Você pensar que vai conseguir desarmar todas as Bombas neste nível é realmente complicado demais para tempo de menos. 
Vou explicar então uma das Versões para vocês entenderem como funciona.
Existem 5 cores de Dados D6, que deverão ser colocados em um Saco preto que vem no jogo. Na rodada, o Jogador pega 5 destes Dados D6 sem ver, rola na mesa e todos os Jogadores decidem com quem vai ficar cada um dos Dados D6.
Temos um problema aqui meu caro: Você enfia a mão no Saco preto com os Dados D6 e retira a quantidade de Dados D6 igual ao número de Jogadores. Entenderam ? Mas e se por acaso eu pegar mais ou menos Dados D6 sem querer ? Simplesmente você coloca todos de volta no Saco preto e tenta pegar o número correto novamente.
Esta informação parece meio inútil e óbvia, não é ? Não ! Não é ! Pois o Jogo tem um Temporizador de 10 minutos que uma vez iniciado, vai disparar quando zerar estes 10 minutos. Se todas as Cartas de Bombas não tiverem sido desarmadas, todos os Jogadores vão pelos ares. Portanto, tempo aqui é uma coisa extremamente valiosa. Perder tempo com erros ao pegar a quantidade certa de Dados no Saco preto é crucial para que as coisas se compliquem durante a partida, pois o jogo é apertado quanto ao tempo e as decisões de quem vai ficar com cada Dado D6 tem que ser rápidas e coerentes de acordo com as Bombas que você está tentando desativar.
Percebe-se aqui que o Jogo começa a mostrar um pouquinho de sua faceta de desespero, ao ter que desativar todas as Bombas num tempo que normalmente é muito curto e que não permite que você fique discutindo a “morte da bezerra” com seus amigos durante a partida.
As decisões precisam ser rápidas e lógicas. Geralmente rapidez não combina com lógica, já que você precisa raciocinar rápido para ter um resultado final esperado.
Uma vez que cada Jogador pegou seu Dado D6, ele posiciona sobre a Carta Bomba que está querendo desativar e assim repete-se as Ações, com o próximo jogador pegando Dados D6 no Saco preto e os Jogadores decidindo qual Dado pegar.
Mas onde está a dificuldade nisso ?
Temos 3 dificuldades que aparecem no decorrer da partida:
– A primeira dificuldade já foi explicada e refere-se ao número de Dados D6 que o Jogador deverá pegar no Saco preto e que deverá ser igual ao número de Jogadores. Isso parece meio bobo, mas em um Jogo onde você corre desesperadamente contra o Tempo, qualquer segundo perdido pode levá-lo à derrota.
– A segunda dificuldade refere-se às Cartas de Detonação, que aparecem no Jogo toda vez que algum Jogador consegue desarmar uma Bomba, pois sempre que uma Bomba é desarmada, ele volta com todos os Dados D6 que estavam sobre a Carta Bomba para o Saco preto e separa esta Carta da Área de Jogo, deixando virada para baixo. Porém, este Jogador terá que repor este espaço desta Carta que saiu com outra, e poderá ocorrer 2 coisas.
A – Pegar outra Carta de Bomba que deverá ocupar o espaço da Carta que saiu do Jogo.
B – Pegar uma Carta de Detonação, que simplesmente causam um estrago legal nos Dados D6 já posicionados sobre as Cartas em que os Jogadores estão tentando desativar a Bomba. Estas Cartas  de Detonação dão informações de Cor ou Números dos Dadod D6 que deverão ser retirados das Cartas de Bomba dos Jogadores, voltando para o Saco Preto. Com isso, se você já possui alguns Dados nas posições corretas e sai uma dessas Cartas Detonadores que afetam seus Dados, lá se foram alguns Dados de volta para o Saco preto e você terá que conseguí-los novamente. Resumindo: Cartas Detonadoras diminuem ainda mais o tempo que os Jogadores tem para conseguirem desarmar todas as Bombas.
– A terceira dificuldade refere-se à própria Carta Bomba, pois elas possuem informações de quais Dados D6 deverão ser colocados nos espaços e aqui está o grande problema do Jogo para os Jogadores.
Quando você escolhe um Dado D6, deverá levar em conta o que a Carta pede, pois ou ela exigirá Cor, Número ou Combinação de ambos, como por exemplo, Soma, Subtração, Diferença, Igualdade, além de algumas Cartas exigirem o posicionamento dos Dados D6 um sobre o outro e numa ordem específica.
Como se não bastasse isso, algumas Cartas que exigem o posicionamento dos Dadod D6 um sobre o outro, ainda exige que este Dados D6 jamais poderão cair, pois nesse caso, todos os Dados D6 da Carta voltam para o Saco preto.
Reparem que a Mecânica do Jogo é realmente muito simples, porém, exige dos Jogadores muita atenção e conversa no que fazer durante a partida e os cuidados que devemos tomar, principalmente para aqueles jogadores que costumam balançar muito a mesa.
Este Jogo proibe que você fique pensando muito no que fazer, pois se fizer isso, o tempo acabará antes que todas as Bombas sejam desativadas.

O que achamos do Jogo ?
Fuse é um Jogo muito legal, pois abre possibilidades para realização de partidas fáceis, médias, difíceis ou mesmo épicas, pois no nível mais complexo, as coisas realmente complicam de vez, pois as exigências das Cartas não ajudam en nada os Jogadores.
Por ser em Tempo real, geralmente você quer tentar outro Nível ou outro Jogo logo em seguida, já que 10 minutos é realmente muito pouco tempo para um Jogo que possui uma dificuldade elevada pelo pouco de Componentes e Regras que tem.
Quanto à jogar Fuse com crianças, acreditamos que elas vão encarar numa boa, já que podemos começar com um nível mais fácil ou mesmo sem o Temporizador e logo depois ir acrescentando dificuldade ao Jogo.
Para aqueles Jogadores que gostam de desafios, Fuse realmente é muito interessante !
Recomendamos !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2nnZkWH
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s