STB, teste com a regra da iniciativa.

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

STB, Sistema Tático de Batalha, faz muito que trabalho nesse sistema, mas só recentemente adotei a regra da iniciativa.  Primeiro vamos esclarecer um ponto, o que é a iniciativa num jogo de guerra?

Para quem jogo Tide of Iron, o  assunto é bem conhecido, basicamente, a iniciativa dita quem joga por primeiro. O jogador deve lançar um dado e obter o valor requerido, digamos por exemplo quatro. Este valor pode ser diferente para os jogadores, quando a assimetria, simula por exemplo o melhor comando de um exército em relação ao outro.

Uma vez obtido sucesso na iniciativa, o jogador poderá atacar ou mover com um dos seus grupos de combate.
Desta forma o nível tático é ressaltado, visto ser decisão do jogador, onde atuar por primeiro em meio ao cenário do combate que esta inserido. Para reforçar ainda mais as  condições táticas, a regra “atacar primeiro para depois mover”, faz o jogador pensar sobre onde e quando agir e expor ou não unidades na batalha.

Vale lembrar, que se o jogador inicial ao buscar a iniciativa, (ditada na ordem de batalha do cenário), não obter a sucesso, passa a vez para o jogador oponente. Esta situação pode resultar em ações decisivas nos confrontos travados, visto que o jogador, poderá resolver uma situação de combate antes que o jogador oponente possa fazer a mesma coisa, ou seja!….quem “for mais rápido no gatilho”, mas melhor, simula a indecisão do comando para executar uma ação.

Os testes realizados com o mecanismo da iniciativa agradaram muito, ainda mais que ajudou a resolver um problema. A ideia é este sistema (STB), ser usado em jogos de qualquer época, dai a decisão de sua utilização, ao testar em jogos onde o tema são as batalhas com tropas em linha, caso do Tuiuti, napoleônicos entre outros. Certas táticas não ficaram bem refletidas, simuladas, a exemplo cargas de cavalaria, com a iniciativa, isto foi resolvido.

Simulação de ataque da cavalaria ao flanco, exposto por conta 
de espaços abertos na linha, em função da iniciativa.

É possível por exemplo, pensar e executar cargas devastadores pela retaguarda ou flanco, com sensível efeito na simulação deste tipo der ação, uma vez que pode facilmente ocorrer a exposição das unidades do oponente.

Bom é isso ai, estão rolando diversos testes, alguns até drásticos, mas na certa o grande ganho para o sistema foi a iniciativa. Hora dessas passo em algum dos eventos com jogos de guerra, e vamos ver como fica.

Abraço!

Blog de Origem: Mundo do Tabuleiro
Link: http://ift.tt/2pOPVL8
Autor: Hermes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s