Donkey Derby

 DD-Sint

Sinopse:

Os jogadores apostam numa corrida de burros podendo depois, por ordem de turno, controlar os burros que avançam. Depois de três burros passarem a meta, contam-se os pontos em função das apostas feitas.

Como se joga:

⇒ Setup

Coloca-se o tabuleiro no centro da mesa e os 5 burros na casa de partida.

Cada jogador recebe uma ficha na cor escolhida e 3 fichas de aposta.

Escolhe-se um jogador inicial que recebe o dado do jogo.

Desenvolvimento

Um turno é composto por duas fases:

  • Fase de apostas
  • Fase de corrida

Na 1ª fase – fase de apostas – os jogadores podem apostar uma das suas fichas de aposta no cavalo que quiserem. Coloca-se a ficha na coluna do burro que se desejar, ocupando sempre a casa livre superior da coluna.

Depois de todos os jogadores terem tido a oportunidade de apostar uma das suas fichas ou passar, passa-se à 2ª fase.

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Uma ficha de aposta nunca mais se pode mudar depois de colocada no tabuleiro. Em turnos posteriores, é possível que a 1ª fase não se realize por todos os jogadores terem já jogado as suas fichas de aposta.

Na 2ª fase – fase de corrida – o jogador que tiver o dado (jogador inicial) lança-o e faz a avançar um dos burros, em seguida repete o lançamento mais 4 vezes para que tenha movimentado os 5 burros na corrida. Há uma face do dado que não tem pintas, por isso é possível que alguns burros possam não avançar.

Para facilitar a identificação dos burros que avançaram, devem tombar-se no fim  de executar o seu movimento, depois dos 5 se terem movido (ou fica na mesma casa no caso de lançado a face zero do dado), os 5 burros voltam a colocar-se de direitos.

Os burros podem partilhar a mesma casa. Assim que os 3 primeiros burros chegarem à casa de meta, o jogo termina.

Fim do jogo

À medida que os burros vão chegando à meta colocam-se nas suas posições (1º, 2º e 3º). Depois de chegar o terceiro já não se joga mais.

Em seguida os jogadores que apostaram nesses 3 burros colocam as suas fichas de aposta, nas respetivas colunas de 1º, 2º e 3º lugar pela ordem em que apostaram de forma a ficar visível os pontos obtidos pela aposta.

Ganha quem tiver mais pontos.

Variante Expert

No modo Expert a casa de ponte obriga os burros que terminem aí o seu movimento a perderem um turno, isto é, no turno seguinte não se avançam esses burros!

Avaliação:

Donkey Derby é um jogo de apostas disfarçado de jogo de corridas. Os componentes do jogo são um pouco sobre dimensionados mas a qualidade geral é bastante boa. O tabuleiro é grande, as ilustrações são muito cartoon o que nos orienta muito para um público infantil.

Tenho usado o jogo em contexto escolar com os meus alunos e a experiência tem sido ótima, pois é fácil de ensinar por ter poucas regras; pode juntar 6 jogadores ao mesmo tempo; é rápido; desenvolve competências relacionadas com a tomada de decisão estratégica e calculo mental e, acima de tudo, tem uma dinâmica muito fluída e divertida.

Por tudo isto considero Donkey Derby um excelente jogo familiar, muito adaptado a crianças em idade escolar.

Ligações:

Site da Franjos Verlag AQUI

Ficha BGG → AQUI

Vídeo  AQUI

Resumo em português AQUI

Comprar:

Franjos Shop → AQUI

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2rTuk63
Autor: abruk

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