Tembo

 tembo

Sinopse:

Em Tembo o objetivo é conseguir atravessar o rio com o maior número de animais jogados por nós sem que os crocodilos ou os leões os devorem. Ao fim de duas rondas o jogo termina e quem tiver conseguido atravessar com o conjunto de animais mais valioso será vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

No início baralham-se as 52 cartas de animais e distribuem-se 5 a cada jogador. Se algum jogador receber, nesta distribuição inicial, uma carta de leão, descarta-a e bisca uma nova do topo do baralho. Todas as cartas de leão que sejam descartadas nesta fase são novamente baralhadas com o baralho principal depois de todos os jogadores terem 5 cartas na mão.

Inicial

Setup inicial

No centro da mesa colocam-se 5 cartas com o verso virado para cima, em linha, a formar o rio. A face destas cartas nunca será revelada. Ao lado do rio coloca-se o baralho.

Cada jogador recebe dez cubos de madeira de uma cor à sua escolha.

⇒ Desenvolvimento

Joga-se à vez de turno e no sentido dos ponteiros do relógio. Na sua vez um jogador opçõa por uma das seguintes ações:

  1. Jogar uma ou duas cartas de animal de casco para junto de uma das cartas de rio;
  2. Jogar uma carta de elefante ou crocodilo

A ação 1 consiste em jogar da mão uma carta de animal de casco por baixo de uma das cartas de rio (no início do jogo são 5 travessias). Se o jogador tiver duas cartas com números consecutivos ou com o intervalo de um número, por exemplo os números 30 e 31 ou os números 29 e 31 respetivamente, poderá jogadar extraordinariamente duas cartas nesse turno. Só se pode jogar para uma travessia em cada turno, ou seja, os jogadores escolhem onde querem colocar a sua carta (ou cartas), no entanto, o turno seguinte já podem jogar noutra travessia, se assim o entenderem ou na vez, para reforçarem a sua posição.

A2

Ao jogar uma carta o jogador tem de obedecer à regra da ordem crescente dos números, isto é, o número que se encontrar no topo da coluna de cartas tem de ser sempre menor do que aquele que se lhe segue e assim sucessivamente em toda a coluna. Por exemplo, uma coluna de cartas poderá ter os números 2, 32, 34, 35, sendo que o 2 é o que está mais próximo da carta da travessia do rio e o 35 o que está mais afastado.

Sempre que se joga uma (ou duas) carta de animal tem de se colocar um marcador na sua cor no canto superior esquerdo da carta a identificá-la. As cartas formam uma coluna de cartas sobrepostas em cascata com os respetivos cubos sobre elas, em ordem crescente do topo para o fundo.

A ação 2 consiste em jogar carta de crocodilo ou elefante.

Ao jogar uma carta de crocodilo:

  • o jogador coloca-a no descarte e em seguida pode retirar de jogo uma carta do topo de qualquer uma das travessias que tenham carta/s e colocá-la no descarte também, entregado o cubo ao respetivo jogador

OU

  • descarta todas as cartas do animal indicado no topo da carta desse crocodilo, de uma das travessias que tenham carta/s.

Ao jogar uma carta de elefante o jogador escolhe uma das travessias que tenha 3 ou mais cartas de animais de casco, e fá-las atravessar o rio, isto é, entrega as respetivas cartas a seu dono conjuntamente com o marcador (cubo). Essas cartas são colocadas na área de jogo de cada jogador com a face oculta.

A3

Há apenas uma carta de crocodilo gigante em todo o baralho, com essa carta o jogador que a jogar elimina uma coluna completa de uma das travessias à sua escolha. As cartas são colocadas no descarte assim como a carta de crocodilo gigante.

Antes de passar a vez ao jogador à sua esquerda o jogador ativo bisca uma ou duas cartas para voltar a ter cinco cartas na mão. Se ao biscar carta, lhe calhar um leão, essa carta é colocada sobre uma da cartas de travessia do rio, e todas as cartas que aí estiverem colocadas são descartas e os respetivos cubos entregues aos donos. A partir desse momento essa travessia fica bloqueada e não se pode jogar mais para lá, ficando a carta de leão a indicar esse bloqueio. O jogador terá de repor novamente a mão para voltar a ter cinco cartas na mão.

Atenção: É possível que saia mais de uma carta de leão consecutivamente, nesses casos executa-se a ação consecutivamente.

⇒ Fim do jogo

Depois das cartas do baralho se esgotarem continua-se a jogar sem fazer a reposição das cartas da mão. O jogo termina imediatamente quando um dos jogadores não tiver cartas na mão para jogar (em casos raros isto pode acontecer mesmo antes das cartas do baralho se esgotarem).

Em seguida todos os jogadores descartas as cartas que ainda tenham na mão e depois somam os pontos das cartas que ganharam durante a partida.

Jogam-se duas rondas e no final da segunda ronda, ganha quem tiver mais pontos acumulados nas duas rondas.

Avaliação:

Tembo é jogo de cartas muito bem ilustrado com regras simples e acessíveis.

O fator sorte tem um papel importante durante a partida e para os mais sensíveis a esse aspeto provavelmente sentirão algum incómodo, aos outros sobrará a experiência de um agradável jogo de cartas, que se adequada a jogar várias partidas seguidas.

O jogo não é muito fácil de encontrar mas pode encomendar-se pela amazon alemã, no entanto, os portes podem ser pouco convidativos…

Ligações:

Site da NSV → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Regras em inglês → AQUI

Vídeo  AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

Amazon.de → AQUI

 

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/2tAJHzM
Autor: abruk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s