Batalhas Históricas – 1 – Stalingrado

Considerando o meu gosto pela história em geral e em especial pela Segunda Guerra Mundial, estava a navegar pelo BGG, vasculhando jogos de guerra. Foi nessa que me ocorreu a ideia de criar este tópico, falando um pouco sobre batalhas e os respectivos jogos de guerra que abordam o tema.

Não tem como não começar a tratar do assunto, sem de cara mencionar uma das batalhas mais emblemáticas e sangrentas já travadas em todos os tempos. Stalingrado, é uma cidade na antiga União Soviética, hoje chamada de Volgogrado  e foi nela em suas proximidades, onde houve  esse confronto épico. A campanha que culminou na batalha pelo controle da cidade, começou em Junho de 1942, terminado somente no inverno, já em fevereiro de 1943, com a derrota das forças do Eixo, e principalmente a destruição do 6º Exército Alemão. Uma derrota de certa forma decisiva, visto que a Alemanha não podia se dar ao luxo de derrotas tão volumosas.  O saldo em vidas dos exércitos envolvidos , foi estimados 1,8 milhão de soldados mortos, segundo algumas fontes, sem contar as vitimas civis que também foram numerosas.

O porque da batalha?

Como parte da campanha alemã para tomar os campos de petróleo do Cáucaso em 1942, um dos objetivos do avanço era tomar a cidade, cujo nome homenageava o líder Soviético, a cidade de Stalin, ou seja Stalingrado. O avanço foi devastador e rapidamente as tropas chegaram a cidade e tomando grande parte dela, porém não por inteiro, e isso seria outra história.

O impasse foi causado principalmente pela dificuldade em tomar as fábricas ao norte da cidade ( fabrica de tratores e a Barrikady, sugestivo em), deixadas em ruínas após os bombardeios alemães, que ironicamente serviram para as tropas russas criarem bastiões inexpugnáveis, jamais tomados durante os longos meses da batalha.

Enquanto os alemães sacrificavam tropas bem treinadas e equipadas em uma batalha urbana, onde perderam a liberdade de manobrar, passaram a ser alvos dos mais variados tipos de estratagemas por parte dos russos. Estes primeiramente conseguiram se fortificar em determinados setores, como já mencionado. Também mantiveram rotas de abastecimento através do Volga, assim lhes foi possível resistir aos atacantes por meses.

 Aos poucos os Russos, concentraram novos efetivos militares  na sua retaguarda e nos flancos, do que era a grande curva do rio onde ficava a cidade.

A situação que se armou, não era imperceptível para os generais alemães,  havia total ciência do risco ao qual estavam expostos, mas obedecendo as ordens do “supremo líder”, que não aceitava recuos, mesmo táticos, acabaram por condenar antes mesmo do ataque russos os efetivos envolvidos na batalha. Com a chegada do inverno, o Volga congelou e os russos iniciaram sua ofensiva. Destroçaram primeiramente as  tropas romenas de ambos os flancos do eixo, e com poderosos  movimentos de pinças, em poucos dias cercaram o 6º Exército Alemão e partes do 4º Exército, além de inúmeras outras tropas menores. Agora eram as tropas do eixo que passaram travar uma batalha defensiva, nas ruínas congeladas da cidade. Embora grandes esforços tenham sido feitos por tropas alemãs, com intensão de a abrir um corredor até as tropas sitiadas, estas conseguiram chegaram a no máximo a 90 km da cidade.

Deste ponto em diante, foi uma questão de tempo, para o exército sitiado sucumbir e acabar em campos de prisioneiros dos russos na Sibéria.

Bom esse é o pano de fundo, encontrei  68 oito jogos focados na batalha, do qual o mais bem ranqueado é o Storm Over Stalingrad. Cito aqui 10 jogos conforme sua colocação no ranking do BGG,  minha fonte de pesquisa.

Storm over Stalingrad – 2006
The Hell in Stalingrad – 2009
Streets of Stalingrad – 2003
Turning Point- Stalingrad – 1989
Stalingrad Pocket II – 1996
Stalingrad – 1963
Combat Commander – Battle pack 2 – Stalingrad – 2008
Battle for Stalingrad – 1980
Tide of Iron – Stalingrad – 2013
Campaing  Commander – Vol 1 – Roads to Stalingrad – 2009

Bom senhores, espero que gostem da abordagem, a ideia é divulgar os jogos de guerra e é certo então que vou criar outros post seguindo este modelo.  Não sou historiador, nem pretendo ser, embora o relato sucinto que escrevi, seja inspirado em livros e artigos que li sobre o assunto, portanto bem  próximo ao que encontrarão em literatura com este tema. Mas o foco aqui são os jogos de tabuleiros, mais exatamente os jogos de guerra.
Um ponto interessante, embora não seja uma surpresa, a grande maioria desta lista acima e do total de 68 jogos, são de hex and counters. Foge a regra e na certa o pessoal do Tide of Iron vai curtir muito, encontrar entre a lista a versão do jogo para essa celebre batalha.

Bom é isso ai!

Abraço!

Blog de Origem: Mundo do Tabuleiro
Link: http://ift.tt/2f2gLfg
Autor: Hermes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s