Dama Chinesa – Versão Caseira !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !
Imagens retiradas do Site BoardGameGeek. Jogos feitos com Tampinhas pertencem ao acervo da Ecobrinquedoteca do Parque – Campinas SP.
Hoje vamos falar um pouquinho sobre  Dama Chinesa !
Acreditamos que, pelo menos uma vez, vocês já tenham visto ou jogado Dama Chinesa em algum local, já que não é tão desconhecido do público.
Este é um jogo bastante “seco”, porém não envolve sorte e também não exige muito que pensar.  Os movimentos lembram o “Jogo de Damas”, porém aqui temos 2 coisas realmente diferentes:
– O objetivo não é capturar todas as peças do adversário, mas atravessar todas as suas peças e posicioná-las no lado oposto do Tabuleiro.
– O Tabuleiro não é como no Jogo de Damas, com casas posicionadas ortogonalmente, mas trata-se de um Hexágono, onde várias direções de movimentos são possíveis.
O Jogo comporta até 6 Jogadores e possui uma característica interessante, que é ter um início de Jogo fácil, um meio de Jogo complicado, devido às várias peças dos Jogadores ocupando o meio do Tabuleiro e um fim de Jogo que pode parecer simples, mas depende muito de como irá posicionar suas peças, nas casas finais.
Você poderá jogar Dama Chinesa com 2, 3, 4 ou 6 Jogadores. Você poderia até jogar com 5 Jogadores, mas este número torna o Jogo injusto para alguns, pois existe um confronto direto entre suas peças e as peças do Jogador que se encontra do outro lado do Tabuleiro. Vocês terão que se cruzar pelo caminho ! É fato ! E também um confronto indireto com os demais Jogadores que se encontram em outras posições.
Não existe captura aqui ! Você simplesmente sai com suas peças caminhando ou pulando qualquer outra que exista pela frente.
Como num Jogo com 6 Jogadores, por exemplo, todos vão saindo com suas peças de sua Área inicial, vai chegar um momento em que o centro do Tabuleiro ficará bem congestionado.
Saber utilizar a posição das peças dos adversários, de forma a se beneficiar o movimento de determinada peça é um bom meio de chegar ao outro lado do Tabuleiro rapidinho.
Vence aquele Jogador que primeiro conseguir colocar todas suas peças, nos espaços existentes do outro lado do Tabuleiro.
O que achamos do Jogo ?
Dama Chinesa é divertido ? Depende do que você chama de diversão. Para quem não conhece, imagine-se jogando Damas, porém o tempo do Jogo é bem maior que Damas, principalmente quando você joga com 4 ou mais Jogadores. Simples e com uma boa aceitação por parte daqueles que gostam de Damas. O fato de você estar competindo com vários Jogadores, tornando o Jogo caótico, principalmente no meio da partida, faz com que você tente planejar da melhor forma possível, movimentos futuros. 
Muitas vezes, o planejamento feito recebe interferência de qualquer outra peça que entrou em um espaço que você esperava que estivesse vago na sua próxima vez de jogar.
Com isso, Dama Chinesa torna-se um Jogo Tático, onde a Ação de um Jogador, interfere diretamente nas Ações dos Jogadores seguintes e é preciso ir se adaptando às mudanças que sempre estão ocorrendo.
Existe uma interferência direta entre os Jogadores, pois bloqueios ocorrem a cada instante, ora afetando suas peças, ora afetando peças de outros Jogadores.
Para aqueles que querem algo bem leve e bem fácil até de ser feito, recomendamos ! Nas imagens abaixo, poderão ver como foram feitas algumas Versões Caseiras utilizando Tampinhas de Refrigerante. Um pouquinho de paciência para fazer sua Versão Caseira e você tem um Jogo muito legal para colocar à mesa.
Aqui temos um Vídeo explicativo do Jogo:

Segue algumas imagens de Damas Chinesas feitas com Tampinhas !



Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2uq4Nmz
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s