The Builders: Middle Age !


Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

– Porque ainda não construiram aquele Aqueduto ?

– Ora ! Porque não temos Materiais para construí-lo !
– Mas quem é o responsável por isso ?
– Você, que não contratou os Trabalhadores e nem adquiriu os Materiais necessários !
– Então… Que façam isso imediatamente !
Ora ! Esta conversa pode ter sido tirada de qualquer Jogo que envolvam Aquisição de Recursos e Construção de alguma coisa !
The Builders: Middle Age não foge a esta receita já conhecida, talvez por acreditar que todos gostam dela, de uma forma ou de outra !
Adquirir Materiais e construir algo com eles não parece ser uma grande novidade. Contratar alguns Trabalhadores para fazer alguma Ação específica também não é !
Então o que temos aqui ? 
Temos um Jogo fácil, com regras simples e com tempo estimado em 30 minutos, mas com idade indicativa acima de 10 anos. Estranho esta idade indicativa, pois mostra que não é assim tão simples de conseguir seus objetivos. Talvez não seja por esta razão, mas por ter uma pitada de “corrida” no meio destas Construções, já que o Jogo termina quando alguém completa 17 Pontos e então encerra-se a rodada e pontua-se todas as Construções completas.
Mas como tudo acontece ?
O Jogo é composto de Cartas com Construções ou Equipamentos. De um lado da Carta, temos a Construção sendo feita e de outro ela finalizada.
Para construir é necessário ter alguns Materiais específicos que variam em tipo e quantidade e os Jogadores deverão conseguí-los. Uma vez com todos os Materiais a Construção está pronta.
Já os Materiais são adquiridos contratando Trabalhadores, ou personagens, ou peões… Sei lá ! Dêem o nome que quiserem… Mas precisarão contratar alguém que trará consigo alguns Materiais. Estes Trabalhadores deverão ocupar somente 1 Construção (Você pode estar construindo várias ao mesmo tempo!) e quando você possui vários deles, que completem os Materiais exigidos, a construção está pronta e os Trabalhadores poderão ser utilizados em outras Construções.
Receita fácil essa ! Porém, cada Trabalhador não te dará todos os Materiais, mas somente alguns deles e é preciso ir contratando até conseguir todos os Materiais.
O problema do Jogo está no fato de que sempre 5 Trabalhadores estão disponíveis para serem contratados e uma vez que algum Jogador contratou algum deles (Pegou a Carta), esta é substituída por outra imediatamente. Com isso, corre-se o risco de, na sua vez, não ter realmente Trabalhadores bons, que satisfaçam suas exigências de Materiais e logo após você contratar um, sair um Trabalhador bem melhor que aquele que você contratou.
Além disso existem Custos (Ou vocês acham que construir algo é gratuito?), já que cada Trabalhador tem seu valor que deverá ser pago pelo Jogador que o contratou.  Este dinheiro é recuperado ao finalizar a Construção, portanto, existe aqui um pequeno gerenciamento de dinheiro, porém, como o Jogo é leve, você não terá grandes problemas em adquirí-lo, a não ser que faça uma besteira muito grande.
À sua vez, você terá 3 Ações disponíveis, sendo que poderá aumentar esta quantidade, desde que pague 5 Moedas por Ação adicional realizada. Considerando que você não tem lá uma quantidade muito grande, principalmente no início da partida, 5 Moedas aqui é bem caro. Você pode repetir Ações dentro das 3 que tem direito
– A primeira Ação que poderá fazer é iniciar 1 Construção: Você tem disponível 5 Construções e poderá escolher qualquer 1 delas, pegando a Carta corresponde e repondo outra imediatamente.
– A segunda Ação que poderá fazer é contratar 1 Trabalhador:  Você tem disponível 5 Trabalhadores e poderá escolher qualquer 1 deles, pegando a Carta correspondente e repondo outra imediatamente.
– A terceira Ação que poderá fazer é enviar um Trabalhador para trabalhar em alguma Construção: Para isso, você paga o valor indicado na Carta e coloca em qualquer Construção. Este Trabalhador deverá ficar na Construção até ela ser finalizada.
Uma Regra interessante é que realizar Ações, te darão Moedas, conforme você escolheu quais Ações fazer:
– Realizar somente 1 das 3 opções de Ações, te darão 1 Moeda
– Realizar 2 das 3 opções de Ações, te darão 3 Moedas
– Realizar as 3 Ações disponíveis te darão 5 Moedas
Finalizar uma Construção, significa receber Moedas e também algumas Coroas (Com uma Pontuação ao lado!), que também estão indicadas nas Cartas de Construção e é justamente estas Coroas que determinam o final da partida, pois quando algum Jogador consegue 17 Pontos, termina-se a rodada e vence aquele Jogador que mais Pontos conseguiu.
O que achamos do Jogo ?
The Builder: The Middle Ages é bem simples, mas não deixa de ser um Jogo bem interessante quando queremos algo leve e sem preocupar muito com Regras, pois em 3 minutos você explica tudo.
Realmente não vimos algo problemático ocorrendo na partida, com decisões importantes a serem tomadas.
O dinheiro parece ser algo a ser controlado, mas sem Stress como em outros Jogos. Se fizer uma partida segura vai tranquilo até o final. A Regra do Jogo te dar Moedas conforme as Ações escolhidas é um diferencial, pois dependendo do que fizer, poderá ter Moedas suficientes para realizar mais que 3 Ações e se beneficiar com isso, principalmente do meio para o fim do Jogo.
A questão principal que achamos neste Jogo está justamente na condição de Fim de Jogo, pois você precisa estar muito atento como andam as Construções dos outros Jogadores e principalmente como andam as Pontuações deles, pois 17 Pontos determina a rodada final. Se você ficar esperando muito, corre o risco de ficar com Construções inacabadas ou não ter como terminá-las. Estar atento a isso, pode fazer com que consiga alguns Pontos a mais, que podem te levar à vitória, já que a Pontuação dos Jogadores ficam muito próximas e muitas vezes o Jogo é decidido nas últimas ou última rodada.
Joguinho muito interessante, mas sem ter aquele peso que exigimos ! Recomendamos Jogar com Crianças, mesmo com idade indicativa acima de 10 anos, pois o Jogo se desenvolve muito bem com elas.
Serve muito bem para colocar à mesa quando se quer algo leve e rápido !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2wITkeB
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s