Jogo de Batalha Espacial ! Print-Play gratuito !



Todos os Jogos criados pelo Clube do Tabuleiro de Campinas foram feitos para uso pessoal somente, distribuido gratuitamente aos interessados e também para serem confeccionados artesanalmente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! Todos os créditos das imagens aos seus criadores! Em hipótese alguma pretendemos obter qualquer valor sobre eles !
As imagens desta postagem são do Protótipo que fizemos do Jogo. Fizemos algumas alterações na Versão disponibilizada para Download, mas que alteram muito pouco no resultado final.
O Clube do Tabuleiro de Campinas está disponibilizando gratuitamente mais um Jogo “Print-Play” aos interessados ! Trata-se de um Jogo de Batalha Espacial para 2 Jogadores e com tempo próximo de 20 minutos. Fizemos este Jogo destinado ao público infantil, embora tenhamos colocado nas Regras um pouco mais de decisões a serem tomadas pelos Jogadores. 
Queríamos sair do apenas rolar Dados D6, girar a Tampa central no Tabuleiro de Jogo e executar a Ação correspondente. Resolvemos utilizar 3 Dados D6 e dar mais opções de escolhas aos Jogadores. 
Como nossa ideia sempre foi fazer um Jogo destinado ao público infantil, a mecânica acabou ficando bem simples e a dificuldade que colocamos está na tomada de decisões de qual Dado D6 utilizar para executar suas Ações.
Atenção para os Arquivos que disponibilizamos para o Jogo: 
Existem 2 Arquivos de Componentes e prestem muita atenção pois não há necessidade da impressão dos 2. Um deles, fizemos os Componentes com medidas para serem utilizadas na Tampa de Manteiga Aviação e outro deixamos aberto para que quem for fazer o Jogo, faça o Círculo de fixação da Tampa com Compasso, levando em consideração a medida da Tampa a ser utilizada. Geralmente, Tampas de Manteiga/Margarina são muito próximas quanto ao Tamanho e pequenos ajustes deverão ser feitos. Escolha qual deles será utilizado ! Disponibilizamos também as Regras do Jogo e no final colocamos 2 imagens de nosso Protótipo, embora a Versão Final tenha mudado um pouco.




O Jogo pode ser baixado gratuitamente no Link:
Fizemos pequenos ajustes na Versão final que está sendo disponibilizada para Download  e vão perceber que poucas coisas mudaram, quando comparado às imagens que colocamos nesta Postagem e no final das Regras. 

3 Mudanças mais significativas ocorreram:
– Agora são 4 Mundos Azuis (Abastecimento)
– Acrescentamos 2 Locais com Asteróides
– O objetivo de cada Jogador é causar 3 Danos à Nave adversária (Inicialmente colocamos como objetico, causar 5 Danos, mas o Jogo ficou muito demorado)
Fizemos também algumas correções das Ações do Mundo Branco (Negociação), já que estava havendo dúvidas quanto ao texto colocado.
Criar um Jogo não é uma tarefa fácil e por mais simples que ele seja, exige cuidados na fase de Testes. Esperamos que este Jogo de Batalha Espacial seja do agrado de todos, principalmente Crianças, já que sempre estávamos com a ideia de re-criar um Jogo, cuja ideia inicial foi lançada na Década de 70 ou 80, onde uma Empresa de Manteiga/Margarina, lançou um Jogo com a mesma Mecânica que utilizamos em nossa criação. Era preciso juntar Selos que vinham nas Embalagens dos produtos e trocar em Bancas de Jornal pelo Tabuleiro impresso. Para fazer a Tampa que girava no centro do Tabuleiro de Jogo, era utilizada a própria Tampa do Produto. Foram lançados, à época, 2 Jogos, sendo um de Batalha Espacial (Muito parecido com nosso Projeto, porém mais simples) e um de Basquete.

Infelizmente não conseguimos imagens daqueles Projetos e de lá pra cá,  não tivemos outras idéias de Marketing parecidas.

Nos testes, tivemos uma resposta muito boa por parte das Crianças que jogaram Batalha Espacial  e agora começamos outro Projeto, utilizando a mesma Mecânica, mas colocando outro Tema no Jogo. Vamos procurar diferenciar em alguns aspectos para não ficarmos com Jogos muito parecidos e em breve estaremos colocando maiores informações.
Quantidade de Impressões para se fazer o Jogo:

Para montar o Jogo, basta Imprimir 2 folhas A4 (3 folhas A4 se forem utilizar Tampas para os Mundos Azul (Abastecimento) e Vermelrho (Artefato Militar). Evitem imprimir as Regras, pois elas são bem fáceis quanto à Mecânica e como fizemos um Tabuleiro de referência, não existe realmente necessidade de consulta após as primeiras partidas. Em nosso Protótipo, imprimos à Laser colorido em papel gramatura 180g e colocamos Contact na Frente e no Verso para uma melhor proteção.




Materiais a serem utilizados no Jogo:

Nosso Protótipo ficou bem interessante, pois utilizamos Cubos plásticos comprados na Ludeka, juntamente com os 3 Dados D6 Brancos utilizados no Jogo. Utilizamos também3 Tampas de Manteiga Aviação. Não há realmente necessidade deste investimento, principalmente com Cubos coloridos e Dados D6, já que poderão utilizar outros Materiais que substituam estes Componentes, como Bijoux, Eva 2mm entre outros. Os 3 Dados D6 poderão ser emprestados de qualquer outro Jogo.




Resposta das Crianças ao Jogar Batalha Espacial:

De uma forma geral, o Jogo agradou pela simplicidade, embora no começo tenha existido algumas dúvidas quanto à utilização dos Dados D6 no Jogo. Tivemos alguns problemas com interpretação de texto, o que fez com que deixássemos mais “enxuto” o Tabuleiro de referência e as Regras do Mundo Branco (Negociação).

O Mundo Branco (Negociação) foi o que deu mais trabalho para explicar, porém, após 2 ou 3 rodadas, as Crianças já tinham entendido muito bem como o Jogo funcionava.




Alcançamos nosso objetivo ?

Gostamos de criar e de fazer Versões Caseiras ! Quem acompanha nosso Blog, já percebeu que sempre incentivamos a confecção de Versões Caseiras, utilizando principalmente Materiais reutilizáveis. Estes Materiais estão disponíveis todos os dias em grande quantidade de cores, formas, texturas e basta um olhar diferenciado e podemos ter excelentes Componentes para serem utilizados nos Jogos que criamos e mesmo que fazemos nossas Versões Caseiras.

Incentivamos o “fazer”, pois o lúdico começa muito antes do Jogo em sí ! Sentar-se à mesa para desenhar, pintar, recortar, colar, montar os Componentes, escolher Materiais, faz com que o Jogo seja apenas o final do caminho. O homem é um ser lúdico ! E quando conseguimos colocar nossos filhos, alunos, coleguinhas de escola, da vizinhança com o objetivo final de ter um “entretenimento” disponível à todos e muitas vezes de forma quase gratuita, acreditamos que nosso papel como incentivador do Trabalho Artesanal, da Arte, do “fazer” foi muito bem cumprido. É muito gratificante quando alguém nos mostra algo que fez, independente da qualidade, pois isso jamais levaremos em consideração, e ele/ela nos diz: “Fui eu que fiz !”. Nosso objetivo foi alcançado e realmente queremos que esta semente cresça com novas ideias, novos Projetos. Vamos melhorar nossa Sociedade com isso ? Claro que não ! Mas estaremos abrindo caminhos, para que outros Projetos venham à mesa e com isso, novos momentos de convivência entre Pais/Filhos, Professores/Alunos estejam presente no dia a dia destas Crianças, que muitas vezes não tem tanta opção de escolhas, principalmente as mais carentes, que dificilmente terão oportunidade de adquirir um Jogo de qualidade, pois as prioridades são outras. Muitas vezes, sobreviver é uma dessas prioridades !

Buscamos fazer nosso papel de criar e disponibilizar gratuitamente aos interessados ! Se será bem aceito ou não, realmente não nos interessa. Mas fazemos  nosso papel ! E este é  nosso objetivo sempre !

Esperamos ser do agrado de todos !


Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2obc7gx
Autor: Wagner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s