Vídeo explicativo do Jogo “Semáforo” ! Versão Caseira !




Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um Jogo muito interessante e pouco conhecido da maioria das pessoas. Trata-se do  Jogo “Semáforo”, criado por Alan Parr em 1998 – Universidade de Cambridge.
Este Jogo lembra muito o já conhecido “Jogo da Velha”, pois o objetivo é colocar 3 Peças de cores iguais  em sequência, seja ela ortogonal ou diagonal. O que muda aqui, é o número de casas do Tabuleiro, que é 3×4 e também a utilização de Peças em 3 cores que lembram as utilizadas nos Semáforos (Daí o nome do Jogo), que são Verde, Amarelo e Vermelho.
Fizemos um Vídeo de como montamos nossa Versão Caseira do Jogo “Semáforo” onde explicamos como o Jogo funciona:


Para este Jogo, não utilizamos um Tabuleiro fixo ou desenhado em algum local, mas fizemos utilizansdo 12 Gargalos de Frascos de leite.
Para as Peças coloridas, utilizamos 10 Tampas de Frascos de Leite nas cores Verde, Laranja e Vermelho, embora seja possível jogar com 8 peças de cada cor.

Decidimos fazer 2 Jogos diferentes, sendo que no primeiro deles, utilizamos Gargalos de Frascos de Leite, Tampas de Frascos de Leite (Na cor branca) e para a Base, utilizamos Tampas de Frascos de Leite na Cor azul. O Conjunto ficou muito interessante, pois a Tampa branca de Frasco de Leite, serviu como local para colocarmos as Peças plásticas que tínhamos aqui.




No segundo, decidimos utilizar somente Materiais reutilizáveis e fizemos o Tabuleiro também com Garlalos de Frascos de Leite e Tampas destes Frascos nas 3 cores.

Como se joga ?
“Semáforo” é um Jogo para 2 Jogadores, que se revezam colocando ou substituindo alguma peça no Tabuleiro de Jogo.
As Regras para colocação das Peças são as seguintes:
Peças Verdes só podem ser colocadas em espaços vazios do Tabuleiro.
Peças Amarelas só podem ser colocadas em espaços em que existam Peças Verdes. Neste Caso, a Peça Verde sai do Tabuleiro de Jogo.
Peças Vermelhas só podem ser colocadas em espaços em que existam Peças Amarelas. Neste caso, a Peça Amarela sai do Tabuleiro do Jogo.
Vence a partida o primeiro Jogador que conseguir fazer com que 3 Peças de uma mesma cor, sejam colocadas em sequência, tanto na Ortogonal, quanto na Diagonal do Tabuleiro de Jogo. Reparem que as 3 Peças em sequência podem ser tanto na cor Verde, quanto na cor Amarela, quanto na cor Vermelha.
O que achamos do Jogo ?

“Semáforo” é um Jogo muito fácil de ser feito e possui Regras muito fáceis de serem assimilidadas pelos Jogadores.
Embora lembre muito o “Jogo da Velha”, possui uma complexidade até que elevada, pelo número de Componentes que possui e pela simplicidade das Regras.
O fato dos Jogadores terem que se preocupar não só com o local onde irá posicionar sua Peça, mas qual cor de Peça irá posicionar, abre as possibilidades e exige um raciocínio muito maior que seu velho amigo “Jogo da Velha”, pois além de posição, existe a Cor. 
Exige atenção, pois a vitória pode ocorrer em qualquer uma das Cores e muitas vezes ficamos desatentos a uma delas e damos vitória ao adversário por não analisarmos todas as possibilidades.
Um Jogo muito fácil de ser feito e que muito tem agradado aos que resolveram experimentá-lo com seus Filhos/Alunos.
Como as partidas são geralmente muito rápidas, é possível, por exemplo, fazer uma melhor de 3 e determinar o vencedor após as 3 partidas.

Dependendo do nível dos Jogadores, pode ocorrer tempo de espera entre as Jogadas, pois exige análise de possibilidades e alguns Jogadores sentem alguma dificuldade em conseguir enxergar a situação em que está o Tabuleiro do Jogo e o que fazer à sua vez.

“Semáforo” é um Jogo bem simples e recomendamos pelo menos uma tentativa ! Vão se surpreeender com a profundidade em um Jogo que parece simples demais, à primeira vista !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2pwgQcA
Autor: Wagner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s