Mecânica 45- Reconhecer Padrões (Pattern Recognition)

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here
Jogo de DominóA mecânica define que o jogador deve reconhecer padrões para poder fazer uma jogada, como uma cor por exemplo. símbolos. O jogo de Dominó é um grande exemplo, é necessário ter a peça certa de igual valor para validar a jogada. O jogo de roleta dos cassinos por exemplo a cor obedece a mesma regra.

Para saber mais sobre outras mecânicas, clique aqui.



Fonte da imagem Ilha do Tabuleiro





Abraço!



Blog de Origem: Mundo do Tabuleiro
Link: http://ift.tt/1gvHyIV
Autor: Hermes

Steam Noir Revolution

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Sint-SNR

Sinopse:

Cada jogador começa com sete cartas e uma fação secreta que tentará que vença no fim da partida. Durante três meses os jogadores vão apoiando diferentes fações que lhe darão pontos para ganhar no fim do terceiro mês.

Como se joga:

Uma partida de Steam Noir Revolution joga-se em 3 meses divido por 4 semanas. Todos os jogadores recebem uma carta de “Viktor” – a fação que secretamente vão tentar conduzir à vitória.

Cada jogador joga 3 cartas por semana.

No início de um mês todos os jogadores escolhem 1 carta de “Apoio Transitório” que colocam à sua frente com a face oculta. Essa carta representará a fação que cada jogador tentará transformar na mais poderosa no fim desse mês. No fim do mês essa carta é retirada de jogo.

Cada jogador vai jogar 3 cartas (uma de cada vez) em cada uma das 4 semanas que compõe o mês.

No início de cada semana, revelam-se as cartas do topo do baralhado de imperador e do baralho de revolução. Em seguida, todos os jogadores escolhem uma carta da sua mão e colocam-na à sua frente com a face oculta. Depois de todos terem escolhido uma carta, orientam-nas para uma das duas cartas reveladas no início da semana: carta imperador ou carta revolução. Desta forma os jogadores decidem se apoiam a fação da revolução ou decidem apoiar o imperador (traição). Os jogadores só podem usar uma das suas três cartas da semana para apoiar o imperador (traição)!

Após os jogadores terem jogado as suas 3 cartas da semana, esta é dada por encerrada procedendo-se de imediato a uma pontuação.

A pontuação da semana executa-se em duas etapas consecutivas:

1 – Distribuição de pontos de revolução;

2- Colocação das cartas vencedoras sob a escala de pontuação

Na primeira etapa atribuem-se pontos pelo apoio à revolução: 2 pontos para o jogador que mais apoiou a fação vencedora e 1 ponto para o jogador que apoiou a fação vencedora com a carta de maior valor absoluto (incluindo reforços). Esses pontos são atribuídos em forma de fichas de pontuação e serão usadas mais tarde, no momento em que se fizer a pontuação do mês. É possível acumular os dois critérios anteriores e assim ganhar 3 pontos!

Na segunda etapa faz-se a comparação da pontuação da fação vencedora e da pontuação obtida pelo imperador. Se a força revolucionária for a mais forte, o jogador que mais apoiou essa fação (e que ganhou os 2 pontos na etapa anterior) coloca uma das cartas que usou para a apoiar debaixo da escala de pontuação junto ao respetivo símbolo dessa fação. Se, por outro lado, for o imperador a ganhar, é a carta de imperador que se move para a escala de pontuação (por baixo do símbolo do imperador). Quer num caso, quer no outro a respetiva fação/imperador vencedora avança na escala de pontuação de acordo com o valor da carta selecionada. Em caso de empate, as várias fações/imperador empatadas são colocadas na escala de pontuação e marcados os seus pontos na escala.

Image from rulebook

Image from rulebook

No final do mês, reorganiza-se o jogo para preparar um novo mês.

Todas as cartas de traidor e de reforços são descartadas. Todos os jogadores podem recuperar uma das suas cartas jogadas. Todas as cartas que sobrem, depois das ações anteriores, são descartadas.

Os jogadores podem descartar cartas da sua mão (todas, se desejarem!). Depois dessa ação todos os jogadores voltam a repor a sua mão com 7 cartas.

A carta de revolução e a carta de imperador (se não tiver sido colocada por baixo da escala de pontuação) são retiradas de jogo.

Se o baralho de imperador estiver esgotado significa que já se realizaram as 4 semanas do mês e assim procede-se à pontuação do fim do mês.

Na pontuação do fim do mês apenas as cartas de fação, colocadas debaixo da escala de pontuação, e as fichas de pontuação, ganhas no decurso do jogo, pontuarão. Nesta pontuação as cartas de imperador não são tidas em conta.

Primeiro, todos os jogadores revelam a carta de “Apoio Transitório” escolhida no início do mês. Em seguida, os jogadores adicionam as suas fichas de pontuação (se as tiverem), colocando-as junto das respetivas fações (vários jogadores podem apoiar a mesma fação) seguindo-se uma comparação entre cada uma delas.

Distribuem-se equitativamente 6 pontos em fichas de pontuação pelos jogadores que tenham escolhido a fação vencedora.

Image from rulebook

Image from rulebook

Antes de iniciar um novo mês retiram-se as cartas de “Apoio Transitório” reveladas.

No fim do primeiro e segundo mês, todas as cartas de fação que estejam por baixo da escala de pontuação sobem para a parte superior da referida escala.

As cartas de imperador e de revolução são baralhadas e formam-se dois baralhos com 4 cartas cada um, dos diferentes tipos (revolução e imperador).

Assim que todos estes procedimentos se tiverem realizado, um novo mês começa!

Após o terceiro mês o jogo termina e faz-se uma pontuação final.

Na pontuação final, todos os jogadores revelam qual é a sua fação secreta “Viktor” e fazem mover o seu marcador de pontuação de acordo com a pontuação a referida fação. A força do imperador não sofre alterações neste momento do jogo!

O vencedor é determinado em 3 passos executados sucessivamente:

1 – Vence o imperador?

Se a fação do imperador for a mais poderosa no final do jogo, a revolução fracassou e o vencedor é o jogador da fação mais fraca na escala de pontuação.

2 – Se pelo menos uma fação ficar à frente das forças do imperador, a revolução é bem sucedida e o vencedor é o jogador que tenha apoiado secretamente essa fação (Viktor),no entanto, se a vitória for por 15 ou mais pontos em relação ao segundo classificado, a vitória passa para esse jogador.

Avaliação:

Steam Noir Revolution é um jogo que potencia os golpes palacianos, a traição e a intriga. Ninguém pode confiar em ninguém e no final o vencedor nem sempre é quem se julga ser! Uma belíssima descoberta lúdica.

O setup inicial e regras um pouco densas enganam os menos persistentes. Depois de apanhar o jeito as partidas podem durar menos de 40 minutos, mas é preciso que os “meninos” sejam muito direitinhos, caso contrário há discussão pela noite dentro!

Os mind games ganham um papel preponderante neste pequeno jogo de cartas muito bem servido de componentes e que obedece à linha steampunk que o alicerça tematicamente.

Ligações:

Site do jogo AQUI

Ficha BGGAQUI

Vídeo AQUI

Comprar:

Philibert AQUI

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/O0QNoM
Autor: Carlos Abrunhosa

DVOON Versão Caseira !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Nossas Versões Caseiras, são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda ! 


Hoje, estivemos na Ecobrinquedoteca localizada no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas SP, e apresentamos nossa Versão Caseira do Jogo HIVE…
Aproveitamos também, e fizemos uma Versão Caseira do Jogo DVOON… DVOON é um dos jogos do Projeto Gipf… Jogo abstrato, onde o objetivo dos jogadores é fazer com que no final da partida, você tenha a maior “torre” (Torre com mais peças!)…
Jogo de fácil aprendizado… 1 ou 2 partidas, já são mais que suficientes para se ter conhecimento das regras e a importância da colocação das peças no início do jogo sobre o tabuleiro, bem como qual movimentação fazer… Para aqueles que gostam de jogos rápidos, e com estratégia média, taí uma boa dica…
Nossa Versão Caseira, foi feita com embalagens de café utilizadas em Máquina Expresso e uma Lona… Bastou fazer o Tabuleiro com círculos e começar a jogar!!!
Jogo bem recomendado !!!
Com isso, já fizemos Versões Caseiras do YINSH e DVOON… O próximo, será ZERTZ, mas este fica para um próximo tópico !!!

Caminho até a Ecobrinquedoteca !

Horta cuidada pelo pessoal da Ecobrinquedoteca !

Alguns trabalhos da Ecobrinquedoteca !

Interior da Ecobrinquedoteca !

Versão Caseira Jogo Hive !

Versão Caseira Jogo DVOON !

Versão Caseira Jogo DVOON !

Versão Caseira Jogo DVOON !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/1rGcWca
Autor: Wagner

Conhecendo o Battle Scenes : Poderes Ocultos

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Hoje vamos começar uma série de posts sobre um dos card-games nacionais mais bacanas, o CCG Battle Scenes da Copag.

Um pouco sobre o jogo, o Battle Scenes é um card-game colecionável todo ambientado no universo Marvel. Estão lá desde os “figurões” como o Capitão América, Hulk e Dr. Destino até personagens com menos destaque como Cavaleiro da Lua, Homem Absorvente e Mesmero.

O conteúdo de cada deck.

O pessoal me mandou material da mais nova expansão, a Poderes Ocultos, e como sempre, material de primeira. Cartas muito boas (padrão internacional), arte caprichadíssima e as cartas “foil” são muito bacanas.

A série é formada por 2 decks pré-montados : Planos Magistrais (heróis) e o Desígnios Malígnos (vilões) e boosters contendo 7 cartas em cada um.

Nos boosters, cartas diferentes dos decks.

Já lí as regras do jogo, e ele me pareceu bem dinâmico e remete aos clássicos card-games de duelo (como Magic e Vampire) e tem tudo para agradar aos fãs de quadrinhos e aos fãs dos jogos colecionáveis de cartas.

Semana que vem tem post sobre o gameplay do Battle Scenes e sobre as outras séries da coleção (a Universo Marvel e a Evolução Tática) e para coroar a semana, sorteio de boosters entre os leitores.

Blog de Origem: E aí, tem jogo? – A sua página sobre jogos de tabuleiro moderno.
Link: http://ift.tt/1hdYbJ5
Autor: Carlos “Cacá”

Projeto “Nave Mãe” na Ecobrinquedoteca !

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

Na tarde desta Quarta-feira, a Ecobrinquedoteca existente no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado em Campinas SP, recebeu Professores e Monitores do “Projeto Nave Mãe”.
Conheceram os Jogos e Brinquedos existentes na Ecobrinquedoteca, trocaram idéias e fizeram algumas oficinas rápidas como confecção de “Peões” feito com rolinhos de jornal.
Também foram apresentados vários jogos feitos com material reciclado, como Jogo da Onça, Feche a Caixa, Damas, Pega o Rato, Chicken Cha Cha Cha, Formigas e Tamanduá, entre outros.
Segue imagens deste encontro !!!
Professores e Monitores “Projeto Nave Mãe” !
Jogo de “Damas” !

Jogo “Cabo de Guerra” !

Jogo “Chicken Cha Cha Cha” !

Jogo “Fecha a Caixa” !

Oficina de Peões feitos com rolinhos de jornal !

Jogo “Formigas e Tamanduá” !

“Jogo da Onça” !

Despedida do pessoal !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/1gEOHrn
Autor: Wagner