A caixa de Pandora

Get The Crestock Daily Free Stock Photo Here

A caixa de Pandora é uma expressão comum e que surge associada a um episódio da mitologia grega, o seu significado está relacionado com algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado, sob pena de se vir a tornar em algo temível e incontrolável.

Segundo a mitologia grega Pandora foi enviada por Zeus a Epimeteu, com ela enviou também uma caixa, a famosa caixa de Pandora.

caixa2bde2bpandora2besperan25c325a7a2bpandora2527s2bbox2b7

Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, onde o abutre Éton lhe ia comendo o fígado todos os dias, alertou o irmão para os perigos de se aceitarem presentes de Zeus, no entanto, Epitemeteu, incauto, ignorou a advertência fraterna e aceitou a prenda, tomando Pandora como esposa.

Como já foi contado, Pandora trouxe uma caixa consigo, também enviada por Zeus. Epimeteu não conseguiu resistir à curiosidade e acabou por abrir a caixa liberando os males que haveriam de afligir a humanidade até aos dias de hoje: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança.

Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade.

Se alguma semelhança podemos encontrar com a história dos jogos de tabuleiro em Portugal, ela está na cada vez maior visibilidade que os órgãos de comunicação social vêm dando aos jogos de tabuleiro e às comunidades que os vão promovendo por este país fora de uma forma mais ou menos organizada mas seguramente mais visível.

10298543_841540982657999_6070657713704887826_o

Prova deste crescente destaque dos boardgames e suas comunidades sãos os artigos de opinião que vão pululando cada vez mais em televisões, jornais e revistas. Neste capítulo merece especial atenção o último artigo de opinião sobre o assunto, de André Vieira na P3 – AQUI.

O mundo dos media nacionais vão abrindo esta caixa que certamente trará maior fortuna que a de Pandora!

Blog de Origem: JogoEu
Link: http://ift.tt/29qTjFn
Autor: abruk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s